Cerca de 300 peças usadas para o culto de diferentes religiões podem ser visitadas até 31 de maio no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros.
“Contas de Rezar” traz a Macedo o espólio privado da colecionadora Júlia Lourenço, natural do Porto, que durante 20 anos juntou mais de 2000 peças, como terços e rosários católicos, japá malas Hindus, Odyuzus Budistas, entre outros artefactos, como conta Conceição Rios, representante da expositora:
“É uma exposição que nasceu com o gosto e crença pessoal que a Júlia tem na vida. Partiu de uma doação muito emotiva, há 20 anos, de um terço de família que deixou a Júlia muito honrada por recebê-lo. A partir daí, a artista começou a dar mais atenção a outras objetos e a adquirir contas de rezar de outras religiões. Começou a ser uma rota internacional.”
Uma exposição que em Macedo se apresenta de forma diferente e inovadora, explica:
“O que está aqui é novo. É um casamento entre as contas e o espólio de arte sacra que o concelho oferece, com imagens extraordinárias, e Júlia quis casar as peças dela com esses outros objetos. Quando essa parte já estava decidida, resolvemos que também era interessante juntar a coleção da Júlia com o existente no museu. Os terços colaram-se ainda de forma mais temática. É uma exposição para toda a gente ver, inter-religiosa.”
A exposição “Contas de Rezar” está em simultâneo patente no Museu do Abade de Baçal em Bragança e na Concatedral de Miranda do Douro.
Escrito por ONDA LIVRE