No âmbito do Plano Nacional de Alojamento Estudantil, publicado esta terça-feira em Diário da República, o Governo identificou mais de 250 infraestruturas em 42 concelhos do país para serem convertidos em residências de estudantes de ensino superior.
Um dos edifícios mapeados é a antiga residência de estudantes de Macedo de Cavaleiros, situada na Praça dos Segadores, que fazia já parte das pretensões da autarquia, não só pela necessidade de alojar estudantes mas também porque as condições de degradação do edificado constituem um perigo para a população.
Na capital de distrito, Bragança, foi identificada a antiga residência de estudantes na Estacada, quatro vivendas, seis apartamentos e uma construção não acabada.
Já em Mirandela, foram identificados dois edifícios.
No concelho vizinho, Vila Real, consta da lista a Pousada da Juventude.
O Plano Nacional de Alojamento Estudantil prevê que em 10 anos a capacidade de alojamento de estudantes aumente para mais de 15 mil camas, a nível nacional, “de forma condigna e a preços acessíveis” o que é “essencial para o alargamento e a democratização do acesso ao ensino superior”, lê-se no decreto lei.
Consulte o Decreto-Lei nº 30/2019: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/120272925/details/maximized
Escrito por ONDA LIVRE