O Município de Macedo de Cavaleiros vai investir cerca de 585 mil euros para trocar a atual iluminação pública da cidade por luminárias LED, na maioria dos locais onde esta ainda não foi substituída.
Para isso foi submetida e aprovada uma candidatura no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) que co-financia o investimento em cerca de 95%, sendo este um subsídio reembolsável.
Pedro Mascarenhas, vice-presidente da autarquia, adianta que com estas substituições vão conseguir poupar cerca de 65,7% no consumo de energia, além de trazerem outras vantagens:
“Vai ter um peso significativo em termos de economia energética. Tem também a vantagem de os leds não se fundirem tanto, o que é um problema recorrente com as lâmpadas atuais, e devido ao facto de terem de ser substituídas pela própria EDP, nem sempre é um processo tão célere como as pessoas gostariam que fosse. Os leds permitem que hajam menos situações dessas.
Nas avenidas onde já pusemos este tipo de iluminação, deixaram de haver candeeiros acesos e apagados alternadamente, o que também dá melhor aspeto à cidade. Mesmo assim estamos a poupar mais.
É bom em todos os sentidos.”
Embora não esteja incluída nesta candidatura, também a iluminação das freguesias está a ser substituída por leds, de forma a que, no futuro, todo o concelho possa ser servido por esta tecnologia, avança Pedro Mascarenhas:
“Através da EDP, já o ano passado fizemos a mudança de iluminação para led em dez aldeias, com substituição de 50 luminárias em cada uma delas.
Neste momento, já conseguimos colocar iluminação led em todos os candeeiros das freguesias de Bagueixe e Grijó e este ano vamos ainda substituir mais 50 em oito freguesias do concelho.
Conforme formos tendo oportunidade, através da EDP ou de candidaturas, a nossa intenção é podermos um dia vir a ser um município 100% led.”
As substituições das luminárias da cidade estão previstas para começar dentro de cerca de seis meses, e deverão estar concluídas até ao final do ano.
Escrito por ONDA LIVRE