Hernâni Dias insiste na criação de um aeroporto regional em Bragança

Hernâni Dias insiste na criação de um aeroporto regional em Bragança

Bragança insiste na necessidade de criação de um aeroporto regional de Trás-os-Montes.

O autarca brigantino entende que a não inclusão de estruturas como esta, consideradas nucleares, no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI) vai acentuar as diferenças entre o interior e litoral.

Hernâni Dias afirma que transformando o aeródromo municipal em aeroporto poderia ser uma alternativa ao aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto:

“Entendemos que Bragança reúne as condições para que numa respectiva de desenvolvimento integrado de toda a região, possamos ter aqui um espaço aeroportuário que sirva de alternativa ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Temos dinâmicas turísticas importantes, sabemos como os fluxos turísticos funcionam e um aeroporto aqui em Bragança seria mais uma alavanca que entendemos como primeira para o desenvolvimento da região.

Nesta altura em que ainda não está fechado o PNI 2030, entendemos que devemos fazer mais esta insistência junto do Governo.”

O autarca defende que a criação em Bragança de um aeroporto regional teria viabilidade:

“Já houveram experiências no passado relativamente a este assunto, nomeadamente no que respeita ao transporte dos nossos emigrantes, e temos a certeza que um bom projeto a este nível daria aqui uma outra dinâmica, quer económica quer turística.

Também seria importante tendo em conta a vinda e partida dos nossos concidadãos que estão fora do país e sentem a necessidade de vir aqui fazer os seus investimentos, que às vezes não são feitos por questões de dificuldade de mobilidade.”

Para além do aeroporto regional, também outras propostas da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes não foram incluídas no programa que define os investimentos prioritários para próxima década como infraestruturas rodoviárias entre Bragança e a Puebla de Sanabria, a Vimioso, a Vinhais, bem como a conclusão do IC5 até Espanha ou a ligação ferroviária Porto-Zamora.

Para o autarca de Bragança as ligações, em particular a Espanha, tornam-se cada vez essenciais:

“Há uma grande cadeia de mercado espanhola que está a instalar-se em Portugal e será seguramente mais um fator para que cada vez haja mas gente na região. Por isso, continuamos a insistir na questão da ligação Bragança-Puebla de Sanabria, por forma a que cada vez mais a zona de León com quem estamos geminados e se está a afirmar no território como um grande centro logístico onde vai estar instalada uma base logística Mercadona com oito unidades no norte. O centro logístico será em León, o que significa que está a um passo daqui.

Como tal, cada vez se torna mais evidente a sua necessidade de ligação a Espanha.”

Hernâni Dias diz que “décadas de discursos sobre o interior não conduziram a nenhuma estratégia para a sua valorização” e insiste que as populações do interior ficaram de fora do plano de investimentos dos próximos anos.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados