Obras da Escola Secundária de Macedo já foram aprovadas e devem começar até ao final do ano

Já foram aprovadas pela tutela as obras da Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros.
Um investimento de cerca de 600 mil euros, dos quais 85% provêm de fundos comunitários, sendo o restante suportado pela autarquia, para intervenções que vão incidir maioritariamente na requalificação energética do edifício.
A confirmação foi trazida por Tiago Brandão Rodrigues , Ministro da Educação, em passagem por Macedo de Cavaleiros esta sexta-feira, o que agrada ao presidente da câmara, Benjamim Rodrigues, que afirma que agora os alunos vão ter melhores condições de conforto:

“Foi um ano e meio de angustias, constantes deslocações a Lisboa, com necessidade da aprovação de três secretarias de estado. Finalmente, depois de muitas reuniões e muitas promessas, o sr. Ministro da Educação trouxe-nos essa boa-nova.

A população estudantil macedense vai poder usufruir de uma requalificação das infraestruturas e energética, que vai incidir nos isolamentos, caixilharias, telhados, pinturas, e em todos aqueles equipamentos básicos que permitirão ganhar na poupança energética e no conforto que os jovens estudantes precisam.”

Intervenções que o autarca espera que comecem até ao final deste ano. De recordar que as obras na escola secundária de Macedo de Cavaleiros já são uma pretensão antiga, também referida pelo anterior executivo, com vista a dar melhores condições a um edifício com mais de 30 anos.
Nesta passagem por Macedo, para um plenário de militantes da Federação Distrital do Partido Socialista de Bragança, Tiago Brandão Rodrigues aproveitou para dizer que é necessário aproveitar as novas vias de comunicação para atrair melhores condições para a região transmontana:

 

“É preciso trabalhar para dar ferramentas à economia do interior, e esta questão de que muitas vezes estas regiões estão longe dos centros de decisão tem de ser abandonada definitivamente. Sabemos que Trás-os-Montes está muito mais perto de uma grande URBE como Madrid e de grandes portos aqui no norte de Espanha, e é preciso aproveitar as novas vias de comunicação, como o túnel do Marão que já uma realidade, porque esta região tem um grande potencial e necessita de atrair melhores escolas, acesso à saúde e  melhor ensino superior, este último que tem que estar nas prioridades. Por uma lado temos a UTAD, e por outro o IPB, a darem respostas concretas a quem é desta região e a quem quer vir para cá. Temos aqui a possibilidade de captar estudantes internacionais, algo que também é uma realidade.”

Declarações do Ministro da Educação em passagem por Macedo de Cavaleiros, onde junto dos militantes do partido rosa, fez um balanço dos últimos quatro anos de governação.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_2378