De 6 a 8 de setembro, Macedo de Cavaleiros recebe a quarta edição da Feira da Agricultura.
Este ano, as novidades passam pela realização de palestras e mesas redondas com temas direcionados aos agricultores, avança Rui Vilarinho, vereador do Município Macedense:
“Temos como novidade a implementação de seminários, na sexta feira com a temática agrícola, sobre as alterações climáticas, a fertilização do olival e do amendoal, temos também uma mesa redonda sobre os desafios da agricultura local. Depois, é também destaque a importância da raça mirandesa na nossa região e comercialização das carnes DOP. Depois, as políticas locais de descentralidade alimentar. No domingo a novidade surge a seguir ao almoço, e antes da gincana de tratores, com uma ação de sensibilização sobre segurança na utilização do trator agrícola, visto que na nossa região, infelizmente, é muito comum haver acidentes de trator e normalmente sempre com fins trágicos.”
Uma forma de levar mais conhecimento aos técnicos agrícolas, numa altura em que este é o setor que mais impacto económico tem na região transmontana:
“Levar o conhecimento até aos agricultores, sabendo nós que este setor é o que maior impacto tem na nossa região, economicamente falando. Acho que temos a necessidade de aprender cada vez mais sobre o conceito agrícola, sobre aquilo que é a sua exploração e o respeito pelo ambiente. O conhecimento é algo que não ocupa lugar e é aquilo que mais rico tem o ser humano, a nossa missão também é levar até ao agricultor o conhecimento para depois ele poder aplicá-lo e que surta o efeito que desejamos.”
De regresso está o concurso de jogos tradicionais que vai na segunda edição. Depois de no ano passado ter reunido cerca de 300 participantes, o objetivo é conseguir dinamizar ainda mais a atividade. E há boas expectativas para o certame, afirma Rui Vilarinho:
“É lógico que as nossas expectativas são sempre altas, quando nós realizamos este tipo de certames temos como intuito agradar as pessoas da nossa terra, do nosso concelho e não só, também às pessoas de fora que por cá passam. Para nós, é extremamente importante que nos visitem e que saiam daqui com o sabor doce da nossa terra.”
Nesta quarta edição da Feira da Agricultura mantém-se a venda e exposição de produtos endógenos, os concursos de raças autóctones, provas e degustações e a habitual gincana de tratores.
A abertura oficial acontece no dia 6 às 18h30, no Parque Municipal de Exposições.
Escrito por ONDA LIVRE
Consulte aqui a programação: