Os alunos da universidade sénior de Macedo de Cavaleiros receberam ontem conselhos sobre serviços mínimos bancários e prevenção da fraude, no âmbito da Semana da Formação Financeira que tem estado por estes dias a decorrer na área de abrangência da CIM Terras de Trás-os-Montes.
Esmeralda Zucaro, Lurdes Eira Velha e Ana Camelo são três das alunas que estiveram presentes e admitem que a sessão lhes permitiu retirar conselhos úteis para o dia-a-dia:
“Achei interessante, pois na minha opinião é importante estarmos sempre a informar-nos sobre algo que não saibamos.”“Achei muito bem, devíamos ter sempre mais informação em certos assuntos, mas mesmo tendo conhecimento, às vezes ainda somos enganados em algumas coisas. Daqui tirei conselhos muito úteis, sobre coisas sobre as quais não estamos sequer informados.”“Foi bom e temos de estar sempre a aprender para nos precavermos, porque já me escaldei bastante. Ainda há pouco tempo, por causa dos aparelhos auditivos, não fui bem elucidada daquilo que ia acontecer e fiquei com prejuízo.Hoje cheguei à conclusão de que realmente é preciso ter muito cuidado. “
Esta iniciativa é levada a cabo pelo Banco de Portugal, pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários e pela Autoridade de Supervisão de Seguros, Fundos de Pensões, em parceria com o Ministério da Educação.
Maria Luísa Leitão, presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira explica a importância desta sessão ter sido dirigida à idade mais sénior:
“Estavam muito interessados em perceber como é que podem ter uma conta à ordem, uma conta que permita ter acesso aos serviços mínimos, e até pagamentos. Depois também é importante falar em como prevenir a fraude, que como nós sabemos pode aparecer de várias formas, até quando se utiliza o telemóvel para fazer o download de uma app e quando seutiliza o produto financeiro. Também temos algumas dúvidas relacionadas com a aplicação de poupança, que por vezes não são as mais adequadas às características dessa população, e há também instituições que exercem atividade desse género de forma fraudulenta.”
Quanto às restantes atividades previstas no âmbito do Plano de Formação Financeira, recentemente implementado no território das Terras de Trás-os-Montes, a coordenadora explica como está a ser trabalhado:
“As atividades vão ser dinamizadas em função das propostas que as várias câmaras municipais nos estão a apresentar.
Gostaria de sublinhar que aqui nos solicitaram que voltássemos em janeiro, para fazer uma atividade junto da escola. Porém, há muitas atividades que já estão a ser programadas e que, em geral, envolvem a população sénior e os próprios técnicos das autarquias, e também as escolas, instituições com que trabalhamos bastante.”
Além de Macedo de Cavaleiros, as ações no âmbito da Semana Financeira passaram ontem pelos concelhos de Bragança, Vinhais e Mirandela, e hoje, último dia, vão ter lugar em Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor e Vimioso.
Escrito por ONDA LIVRE