Benjamim Rodrigues defende isolamento profilático de emigrantes para segurança do concelho

Benjamim Rodrigues defende isolamento profilático de emigrantes para segurança do concelho

Os 12 presidentes de câmara do distrito de Bragança querem que seja novamente implementada a obrigatoriedade de isolamento profilático para cidadãos que venham do estrangeiro, evitando assim eventuais contágios por Covid-19.

Para o autarca de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, a medida dá segurança ao território e usa como exemplo o que se tem verificado no seu concelho:

“Grande parte dos casos que temos de contágio estão relacionados com a vinda de emigrantes que estiveram em contacto com pessoas contaminadas.

Para nós, a obrigatoriedade de isolamento era uma segurança pois estava-se a conseguir isolar as pessoas no seu domicilio, dessa forma impedindo que houvesse contagio. Não faz sentido nenhum que a senhora Provedora de Justiça tivesse voltado atrás com esta decisão, visto ter sido um disposição dada pelo Presidente da Republica. Neste momento, a nossa vontade é que essa ideia seja revogada e voltem atrás.

Tenho receio que daqui para a frente possamos vir a ter alguns problemas e o contagio passe a ser mais exponencial.”

Quanto à habitual chegada de emigrantes ao concelho por esta altura da Páscoa, o autarca refere que tem havido consciência por parte das pessoas:

“Posso dizer que em algumas aldeias se nota menos movimento, as pessoas estão conscientes que podem fazer perigar a saúde dos mais idosos e que é preferível privarem-se agora dessas visitas, numa altura em que o impacto religioso é maior devido a Páscoa, para que possamos, mais tarde, em alegria, estarmos todos juntos. Eles têm consciência disso, estão a aderir, e há até movimentos no estrangeiro para que as pessoas não venham. Tenho notado que há menos pessoas a vir.”   

As preocupações do autarca de Macedo de Cavaleiros sobre a suspensão da obrigatoriedade de isolamento profilático a quem chega ao país.

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados