A Câmara de Mirandela deve investir cerca de 80 mil euros em computadores e routers de acesso à internet para mais de 200 alunos.
Apesar de ainda não estar concluído o levantamento das necessidades dos alunos que frequentam estabelecimentos de ensino do concelho de Mirandela, nomeadamente dos que não possuem computador, ou não tenham conexão à internet através da tecnologia 4G, a estimativa da autarquia é de que o número “será superior às duas centenas”, adianta o vereador da educação da Câmara de Mirandela, que prefere aguardar pelos dados concretos para prestar declarações.
O levantamento que está a ser feito envolve os alunos do Agrupamento de Escolas de Mirandela, a Escola Profissional de Agricultura de Carvalhais. A Escola Profissional de Arte de Mirandela e ainda alguns alunos que residem na Casa de Acolhimento Residencial dos Salesianos de Mirandela.
Sendo assim e para que esses alunos possam acompanhar, em pleno, o ensino à distância, definido pelo Governo, na semana passada, a autarquia mirandelense vai avançar para a compra de computadores e routers de acesso à internet. Tudo aponta para que o investimento seja na ordem dos 80 mil euros e que esses equipamentos sejam emprestados aos alunos através de um contrato de comodato com os pais.
Posteriormente, os computadores e os routers vão ficar para utilização das várias escolas do concelho.
Os primeiros 16 computadores portáteis “já estão prontos para serem entregues nas próximas horas, já que são equipamentos que estão disponíveis no âmbito do Programa Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE)”, revelou Orlando Pires.
Os restantes ainda aguardam a finalização do levantamento das necessidades dos alunos.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Terra Quente)