Projeto “Participa” pretende dar mais voz às crianças do pré-escolar

Há agora um novo método que pode ser aplicado nos jardins-de-infância para aumentar a comunicação das crianças e a sua participação no seu desenvolvimento. Trata-se do projeto Participa, que procura reforçar as atitudes e conhecimentos dos profissionais que trabalham com crianças. A coordenadora do projeto e professora no ISCTE, Cecília Aguiar, explica que os docentes podem agora ter acesso a um curso online para aprender esta nova metodologia:

“Um curso online, onde disponibilizamos testemunhos, formação, recursos, exemplos de práticas, para que os profissionais se possam inspirar na promoção da participação das crianças. O outro instrumento é uma autoavaliação para que possam perceber em que áreas de participação é que já estão a investir e em quais podem investir mais.”

De acordo com a coordenadora do Centro de Investigação e Educação Básica do IPB, Cristina Mesquita, este método vai permitir que a criança contribua para o seu processo de aprendizagem:

“Contribui para que os profissionais mudem e alterem as suas práticas relativamente à forma como organizam o espaço, dão voz às crianças, com lhe é permitido falar e participar, em vez de ser o modelo hierárquico de cima para baixo.”

A Cáritas de Bragança vai ser uma das instituições a pôr em prática o projeto. A diretora, Cristina Figueiredo, diz que é importante as educadores repensarem na forma como trabalham e entende que o método atual já está desatualizado:

“Vai mudar a forma como as educadoras estão habituadas a trabalhar. Vamos chamar mais a criança a participar, a envolve-la também, a ouvirmos as opiniões delas, os gostos, como é que gostariam de brincar. Espero ver crianças muito mais comunicadoras, perceber que também é preciso respeitar a vontade da criança, não impor sempre.”

O projeto Participa destina-se a crianças dos 3 aos 6 anos. Os docentes podem agora adotar este método que é facultativo. Foi dado a conhecer às instituições de Bragança no sábado.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)