Greve dos professores ronda os 90% no distrito de Bragança esta sexta-feira

Greve dos professores ronda os 90% no distrito de Bragança esta sexta-feira

90% dos professores do distrito de Bragança estão em greve, o levou ao encerramento de vários agrupamentos de escola. No protesto, esta manhã, na Praça da Sé, em Bragança, representante da plataforma que inclui oito organizações sindicais, Carlos Silvestre, falou de uma forte adesão:

“Em Alfândega da Fé a escola vai fechar e não é só pelos professores, mas também pela cantina, em Carrazeda de Ansiães a adesão é de 70%, em Macedo é de 100%, Miranda de 99%, secundária de Mogadouro é de 90%, Vimioso é de 100%, Vinhais é de 100%. Em Bragança está tudo praticamente aos 95%. Na cidade de Bragança, neste momento, não deve estar a haver aula nenhuma. Sabemos que na Miguel Torga há dois ou três professores a dar aulas, assim como na Paulo Quintela, mas são os professores que estão em avaliações e estão a ser observados.”

O agrupamento de escolas Abade Baçal, em Bragança, nem sequer chegou abrir portas.

O agrupamento de escolas de Miranda do Douro está encerrado, assim como o de Vinhais. De acordo com o dirigente sindical dos Professores da Zona Norte, Manuel Pereira, a adesão superou as expectativas.

Na escola secundária Emídio Garcia meia centena de professores também estiveram em protesto, mas a escola não fechou por haver assistentes operacionais que assegurem o funcionamento da escola.

As escolas do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, à exceção do Jardim-de-Infância de Travanca, estão todas encerradas esta sexta-feira devido à greve dos professores e restantes profissionais da educação, cuja adesão ronda os 100%.

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

Relacionados