Oiça a peça completa aqui:
A cantora transmontana de jazz Isabel Ventura vem este sábado a Macedo de Cavaleiros apresentar o seu mais recente álbum.
Num Me Lhembra de Squecer foi lançado o ano passado e conta com a particularidade de ser o primeiro trabalho de jazz em Mirandês.
Algo inédito e desafiante:
“É um disco inédito porque é a primeira vez que se junta o mirandês ao jazz, e é um trabalho que me é muito querido porque tem a ver com as minhas raízes, visto ser transmontana.
As letras não fui eu que as escrevi. O grande desafio foi procurar poesia à altura, consistente, que tivesse conteúdo e que me agradasse. Então encontrei uma figura proeminente da cultura, Amadeu Ferreira, e escolhi o trabalho dele com o pseudónimo de Francisco Niebro. Li vários livros que procurei nos circuitos comerciais mas não consegui encontrar. Tive ajuda da parte da família dele que me facultou alguns livro, de onde foram retirados vários poemas musicados pelo Marco Figueiredo, o pianista que me acompanha.
Foi um trabalho de pesquisa enorme mas acho que consegui o objetivo.”
Para gravar este disco, Isabel Ventura frequentou três cursos de Mirandês. Um esforço recompensado pela boa aceitação do público:
“Bastante boa, principalmente pela curiosidade que o trabalho suscita.
Não foi fácil. Eu própria, que ouvia o vocabulário desde criança, tive de aprender. Para isso frequentei três cursos online da Associaçon de Lhéngua i Cultura Mirandesa, o que foi uma ajuda enorme.
Depois fiz um crowdfunding, mais para divulgação do trabalho, e a curiosidade foi enorme, tinha as rádios e imprensa atrás de mim.”
Este sábado vem a Macedo de Cavaleiros e sobe a um palco que já não lhe é desconhecido, perante um público que a acolhe sempre bem:
“Os transmontanos são pessoas afáveis que recebem sempre bem. Estou a jogar em casa.
Nos concertos que fiz em Macedo tive sempre grande recetividade por parte do público.
É já este sábado que estarei aí com os meus músicos, Marco Figueiredo ao piano, João Paulo Rosado no contrabaixo e Filipe Monteiro na bateria, pelas 21h30.
Apareçam porque vai valer a pena, vai ser um concerto em que vamos todos partilhar música e cantar em mirandês, isso eu prometo.”
Jazz em Mirandês, na voz de Isabel Ventura, é a proposta deste sábado à noite no Centro Cultura de Macedo de Cavaleiros.
Escrito por ONDA LIVRE