Os Caretos de Podence levaram este domingo cor e animação ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, antes do início do jogo da seleção Portuguesa com o Islândia, à qual venceu por 2-0.
Os Caretos de Podence levaram este domingo cor e animação ao Estádio José Alvalade, em Lisboa, antes do início do jogo da seleção Portuguesa com o Islândia, à qual venceu por 2-0.
Foi ao som da Cantiga da Burra, tema de Sebastião Antunes & Quadrilha, com a participação dos Galandum Galundaina que os Caretos de Podence entraram no domingo, em folia, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, minutos antes do início do último jogo de Portugal na fase de apuramento para o Euro 2024.
Esta foi a primeira vez que os mascarados, cuja tradição é património da UNESCO, estiveram presentes num jogo da Seleção Nacional.
Uma experiência que dizem ter sido única e houve até quem viesse de França propositadamente para se juntar à comitiva.
Foi o caso de Cristina Cesário:
Viemos de França para estarmos com os Caretos e vermos a nossa seleção.
Foi uma experiência espetacular, valeu a pena e foi um sonho realizado.
Quando tenho oportunidade venho sempre para participar das atividades dos Caretos. Sou da aldeia de Podence, nasci nisto, gosto dos Caretos e da nossa tradição.
António Pinto juntou-se recentemente aos Caretos de Podence e esta foi a primeira atuação que fez com o grupo. Conta que não poderia ter sido melhor:
“Foi uma muito boa primeira experiência.
Foi muito especial por ser no jogo da seleção e ainda mais se tornou por ter sido no estádio do meu clube.
Adorei, foi lindo.”
Uma experiência que gostariam de repetir, confessa António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence:
“Foi uma experiência fantástica de apoio à Seleção Nacional Portuguesa. Valeu a pena virmos a Lisboa, fazer este sacrifício.
É uma caminhada de muitos anos para chegar a este palco, com mais de 50 mil pessoas para assistir a um jogo de futebol e os Caretos serem um grande atrativo, não só no estádio mas também para todo o mundo.
Os Caretos de Podence são uma referência a nível nacional e internacional, o que nos dá muito orgulho e alegria para continuar.
Esperamos que aconteça mais vezes, desta foi graças a contactos junto da Federação Portuguesa de Futebol, já estivemos também, em tempos, no Estádio da Luz e o futuro o dirá.”
Em 2025 o selo UNESCO desta tradição volta a ser reavaliado, mas António Carneiro está confiante de que será renovado:
“Em princípio seria para acontecer em 2024 mas as regras da UNESCO alteraram-se e a apresentação do relatório vai acontecer no final de 2025.
Mas as coisas estão bem e este é um procedimento que tem de se fazer.”
Por enquanto, as atenções destes foliões de Podence volta-se para o Entrudo Chocalheiro, que está já a menos de três meses de atrair milhares pessoas àquela que é já conhecida como a mais colorida de Portugal.
Depois, os Caretos de Podence vão estar presentes no Carnaval de Binche, na Bélgica, que também é património da UNESCO.
Escrito por ONDA LIVRE
Veja as fotos:
Comentar