Ano em revista – Os principais acontecimentos nacionais de 2023

Ano em revista – Os principais acontecimentos nacionais de 2023

Fique a conhecer alguns dos principais acontecimentos que marcaram o ano, de janeiro a dezembro.

(Fonte: Wikipédia. Leia a lista completa aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/2023_em_Portugal)

 

Janeiro

4 de janeiro

Demissões do Ministro das Infraestruturas e da HabitaçãoPedro Nuno Santos, e da Secretária de Estado do TesouroAlexandra Reis.

João Galamba Marina Gonçalves tomam posse à frente dos agora separados Ministérios das Infraestruturas da Habitação, bem como seis novos Secretários de Estado.

5 de janeiro

Um dia depois de ter tomado posse, Carla Alves pede a demissão do cargo de Secretária de Estado da Agricultura, “por entender não dispor de condições políticas e pessoais para iniciar funções”. Na origem da demissão, uma notícia do Correio da Manhã dando conta de uma investigação abrangendo as contas bancárias de Carla Alves e do marido, Américo Pereira, antigo Presidente da Câmara Municipal de Vinhais, por suspeitas de crimes de corrupção ativa e prevaricação.

9 de janeiro

Roberto Martínez  é anunciado como sucessor de Fernando Santos como treinador da Seleção Portuguesa de Futebol.

24 de janeiro

A curta-metragem portuguesa Ice Merchants é nomeada para o Óscar de Melhor Curta-Metragem de Animação, tornando-se no primeiro filme de produção portuguesa a integrar os nomeados para os Prémios da Academia.

Março

28 de Março

Um ataque com uma arma branca no Centro Ismailita de Lisboa, perpetrado por um homem de nacionalidade afegã, faz duas vítimas mortais, uma professora de inglês e uma trabalhadora do centro; o caso é entregue à Unidade Nacional Contraterrorismo da Polícia Judiciária, mas ao que tudo indica, terá sido motivado por razões pessoais.

Abril

21 de Abril

Lula da SilvaPresidente da República Federativa do Brasil, é recebido no Aeroporto Militar do Figo Maduro para visita de Estado de cinco dias a Portugal.

26 de abril

Frederico Pinheiro, até à data adjunto do Ministro das Infraestruturas João Galamba, é exonerado do cargo, por ter sido visado na troca de informações divulgada na comunicação social sobre a polémica na TAP.

Maio

2 de maio

 Na sequência da polémica em torno da atribulada exoneração do seu ex-adjunto, João Galamba pede a demissão do cargo de Ministro das Infraestruturas; pouco depois, o Primeiro-MinistroAntónio Costa, discursa ao país na residência oficial, revelando que recusou o pedido de demissão, alegando que seria contra a sua “consciência”, e defendendo acerrimamente o ministro.

28 de maio

Mariana Mortágua é eleita coordenadora do Bloco de Esquerda, sucedendo a Catarina Martins.

Agosto

De 1 a 6 de agosto

Decorreu a XVII Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, com a presença do papa Francisco.

10 de agosto

Rui Valério, até à data Bispo das Forças Armadas e de Segurança, é nomeado Patriarca de Lisboa, substituindo o cardeal D. Manuel Clemente que apresentou a renúncia ao lugar de titular da diocese por ter atingido o limite de idade.

23 e 24 de agosto

Presidente da RepúblicaMarcelo Rebelo de Sousa, faz uma visita de Estado à Ucrânia; visita localidades nos arredores de Kiev que estiveram temporariamente ocupadas pelas tropas russas e entra numa trincheira feita pela “resistência popular”, e ainda discursa em ucraniano durante as comemorações do 32.º Dia da Independência, deixando a mensagem de que Portugal apoia a pretensão da Ucrânia em manter as sua fronteiras originais, anteriores à ocupação russa.

Setembro

12 de setembro

Caetano Veloso recebe a Medalha de Mérito Cultural do Governo português, em cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa na sua residência oficial.

24 de setembro

Eleições legislativas regionais na Região Autónoma da Madeira. A coligação PSD/CDS-PP, liderada por Miguel Albuquerque, vence as eleições com 43% dos votos, mas falha por um deputado a maioria absoluta.

Outubro

7 de outubro

Casamento de Maria Francisca de Bragança, filha de Duarte Pio de Bragança e pretendente aos títulos de Infanta de Portugal e de Duquesa de Coimbra, com o advogado Duarte de Sousa Araújo Martins, no Palácio-Convento de Mafra. Transmitido na televisão, estiveram presentes alguns rostos da vida pública portuguesa e internacional.

Novembro

7 de novembro 

António Costa apresenta ao Presidente da RepúblicaMarcelo Rebelo de Sousa, o pedido de demissão das funções de Primeiro-Ministro, na sequência de buscas conduzidas pelo Ministério Público no âmbito da Operação Influencer ao seu gabinete.

Dezembro

7 de dezembro

 Após um compasso de espera de quatro semanas para permitir a conclusão do Orçamento do Estado para 2024, o Presidente da RepúblicaMarcelo Rebelo de Sousa, assina o decreto que formaliza a demissão do XXIII Governo Constitucional, que passa a estar em gestão até à tomada de posse do próximo executivo que resultará das eleições legislativas de 10 de março de 2024.

16 de dezembro

Em eleições diretas para a liderança do Partido SocialistaPedro Nuno Santos derrota José Luís Carneiro com 62% dos votos.

 

 

Relacionados