Março é o mês do teatro e de forma a comemorá-lo, o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros recebe quatro peças.
A primeira sobe ao palco já este sábado.
Chama-se Olho da Memória, uma criação da Associação Resto de Nada, inspirada nos mitos e lendas tradicionais de Portugal, revela Beatriz Silva, atriz e criadora do espetáculo:
“É um espetáculo interativo, inspirado nos mitos e nas lendas tradicionais portuguesas, de diversas regiões do país.
Inicialmente era um espetáculo bastante curto, mas depois a Leonor, do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, desafiou-nos a criar uma versão mais longa deste espetáculo, para se apropriar a ser apresentado para o público em geral.
É um espetáculo muito divertido para toda a família e eu gosto sempre de pensar que ao celebrarmos estas histórias antigas também celebramos as qualidades intemporais que nos tornam humanos.
Foi um pouco a partir dessa motivação que criámos este espetáculo.”
Histórias e narrativas que vão sendo contadas, fazendo uso de sombras e recorrendo à interação com o público:
“Para quem não sabe, o teatro de sombras é uma arte performática que utiliza silhuetas projetadas para contar as histórias e criar as narrativas visuais. Será sempre essa a nossa base no espetáculo e vamos interagir também de outras maneiras.
Será uma mistura de teatro convencional, vamos estar a falar diretamente com o público e a utilizar as silhuetas projetada.”
E fica o convite:
“Venham ver-nos ao Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, neste espetáculo não serão apenas espetadores passivos mas sim parte da narrativa.
Convidamos o público de todas as idades a participar ativamente e a envolver-se na história, a mergulhar nesta viagem connosco, seja através de perguntas, respostas ou interações durante a apresentação. Será tudo muito apreciado e eu garanto que vocês vão divertir-se.”
“Olho da Memória” sobe ao palco do Centro Cultural macedense este sábado às 21h.
O teatro regressa a Macedo de Cavaleiros no dia 22, com a peça “Triunfo Silencioso”, dia 27 chega a “História de um gato e um rato que se tornaram amigos” e, no dia 30, o “Gato das Botas”.