Até domingo são esperados milhares de visitantes em Alfândega da Fé para a Festa da Cereja e Companhia, que começou esta sexta-feira.
O fruto da época, símbolo indissociável daquele concelho, dá mote ao certame e apesar da quebra que se verificou na produção deste ano, marcam presença 10 produtores de cereja da já aprovada denominação IGP, revela a vice-presidente do Município alfandeguense, Maria Manuel Silva:
“Além de serem produtores de Alfândega, também são produtores do concelho de Macedo de Cavaleiros. Todos fazem parte da Identificação Geográfica Protegida, que já está aprovada e quase em fase de lançamento público. Todos comungam da mesma vontade de valorizar este produto, com a chancela de Alfândega da Fé.
Preveem-se quebras acentuadas nas variedades temporãs, nas mais tardias essa quebra não é tão acentuada. Contudo, também sabemos do esforço que os produtores têm feito para tentarem atrasar a colheita o mais possível, também para a preservarem, de forma a que não falte cereja ao longo destes três dias da festa da cereja.“
Esta sexta-feira o Ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, está de visita ao concelho e vai marcar presença na cerimónia de abertura da Festa da Cereja.
Ao todo o certame conta com 100 expositores da região, com produtos endógenos, artesanato, máquinas agrícolas e também outros produtos inovadores.
Do programa constam ainda várias atividades e animação, como apresentações, Oficinas de Arte, inseridas na rota Saber-Fazer, Freestyle da Cereja, O Grande Prémio de Atletismo das Cerejas Luís Azevedo 2024, o concurso da Melhor Cereja de Alfândega da Fé. Destaque também para o II Grande Encontro de Stand-Up Paddle & Caiaques, no sábado, e a apresentação do Parque Micológico de Alvazinhos com Showcooking, no domingo.
Um investimento do Município que ronda os 170 mil euros, mas que se reflete num retorno importante para o concelho, e não só nesta altura do ano:
“Este é sempre um investimento que o Município tem de fazer, criar esta montra dos seus melhores produtos, para se posicionarem no território, tanto do norte como ao longo de todo o país. Mas também para os nossos vizinhos espanhóis, que são muitos os que nos vêm visitar. Fomos inclusivamente até Zamora fazer uma grande ação de promoção porque percebemos que a proximidade e atratividade do nosso território para eles é grande.
Obviamente que este investimento, na ordem dos 170 mil euros, que pode parecer muito para os cofres de uma autarquia, traz retorno e não só ao longo deste fim de semana, no qual o impacto é maior. Depois repercute-se ao longo do ano, com os visitantes que vamos tendo e nos vêm procurando.”
Este ano a aposta é forte também na componente musical.
Esta noite com David Antunes the Midnight Band, contando como convidadas com Jessica Cirpiano.
No sábado sobe ao palco Nininho Vaz Maia e no Domingo João Pedro Pais.
Os espetáculos são seguidos da atuação de Djs.
O certame decorre no Parque Municipal de Exposições.
Escrito por ONDA LIVRE