Cerca de 200 alunos do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros puseram de lado o papel de estudantes por uma noite e, dividindo-se entre artistas e técnicos de palco, promoveram uma noite cultural para apresentar aos macedenses.
Foi o segundo Sarau Cultural, que envolveu alunos dos diferentes anos letivos, que em palco mostraram os seus dotes artísticos, que foram ensaiando ao longo dos últimos meses, como refere Ilídio Cadime, Coordenador do Projeto Cultural de Escola e mentor da iniciativa:
“Convoquei várias turmas, os alunos ajudaram na conceção, têm opiniões interessantes e elementos que introduzem mais-valias ao espetáculo.
Este sarau não é preparado logo desde o início, eles têm a noção de que vai acontecer, até porque é a segunda edição e ainda não há aquela tradição de preparação desde o início. Desde que é lançado, sobretudo no final do segundo período, início do terceiro, o tempo de preparação é muito exíguo porque eles têm muitas outras atividades, a vida académica para levar a cabo com sucesso e, nesse sentido, este é o corolário do momento final onde vou imaginando com eles algumas situações e vejo que a escola se sente convocada e trabalha de forma interessante e aguerrida para dar o seu melhor.”
O objetivo é despertar os alunos para a arte:
“Esse é o principal objetivo. Aliás, o lema do nosso projeto cultural de escola é que todas as artes devem contribuir para uma arte maior, que é a arte de saber viver.
Nesse sentido, eles experienciam o pisar do palco e também podem demonstrar aqui às pessoas aquilo de que eles gostam e não são maus, temos aqui bons artistas.“
Telmo Pedro e Renata Martins foram dois dos alunos do 12º ano envolvidos neste sarau e tiveram a responsabilidade de apresentar o espetáculo.
Contam que até chegar ao palco, houve muito trabalho envolvido:
“Deu algum trabalho preparar o texto para podermos apresentar as peças corretamente.”
“É algo que tem vindo a ser organizado ao longo do ano e há de tudo, desde dança, música, teatro, entre outras.”
Uma iniciativa que envolve várias áreas da e que vai de encontro a valorização das artes, que tem sido uma aposta do agrupamento para os diferentes anos letivos, refere o diretor do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, Paulo Dias:
“Contou com a participação dos alunos mas também de professores.
Vai sendo já uma prática este sarau no final do ano, muito à volta do Projeto Cultural de Escola que temos definido no âmbito do Plano Nacional das Artes e que tem sido uma grande festa, que deixa boas memórias e que, ao longo do ano, alunos e professores vão falando.
Já tivemos também, para os mais pequenos, uma apresentação no domínio da autonomia curricular, ligado às artes e à música e, portanto, estamos a valorizar estas áreas porque são absolutamente essenciais para a formação dos nossos alunos.”
O segundo Sarau Cultural do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros contou com casa cheia no auditório do Centro Cultural da cidade.
Escrito por ONDA LIVRE