O presidente do município de Freixo de Espada à Cinta continua a insistir na necessidade urgente de alargar, em mais duas horas, o horário de funcionamento do centro de saúde, que encerra às 22h.
Há três anos que este pedido foi feito pela Associação de Municípios do Douro Superior, por ideia do próprio autarca. Nuno Ferreira lembra que o concelho está muito distante dos grandes centros hospitalares e seria um conforto ter o centro de saúde aberto até à meia noite:
“Das únicas promessas, que não depende só do executivo autárquico, mas continuamos na luta, estávamos a fazer isso com o anterior Governo, é a reabertura das urgências até à meia-noite. Era de inteira justiça, porque nem todos os concelhos são iguais. Freixo de Espada à Cinta ainda está a 1h10 de Macedo de Cavaleiros, 1h45 de Bragança, 1h45 de Vila Real, e nós temos de olhar para a saúde com propósitos fundamentais. Se estiver aberta até à meia-noite, podem dizer que só lá vai mais uma ou duas pessoas, mas há o conforto de estar aberta”. Declarações de Nuno Ferreira, no sábado, na abertura da Feira da Amendoeira em Flor.
Uma feira que foi renovada desde que o presidente assumiu os destinos da câmara e que é uma mais valia para o concelho, segundo Nuno Ferreira:
“Era um certame que estava praticamente obsoleto, que tinha sido abandonado. Nós tivemos a capacidade de revitalizá-lo. Hoje, prova viva disso, é o sucesso económico, a restauração e a hotelaria estarem completamente esgotados”.
O certame atrai diversos expositores do concelho, com produtos locais, como sendo a amêndoa e produtos à base dela, vinho, mel, pão e fumeiro. Quem participa assegura que o certame vale a pena pelas vendas:
“Participei para mostrar o produto, principalmente aos espanhóis, que não conhecem assim tão bem. Há dois anos, quando participei, a feira correu muito bem. Este ano está a correr ainda melhor. Trago pão com chouriço, pão com chouriço e queijo, folar transmontano, bolos económicos, pão de trigo e pão de figo, amêndoa e mel”, referiu Diamantino Pereira, de Lagoaça, Freixo. “Vendo tudo o que são doces tradicionais de Freixo, como tarte de amêndoa e cerejinhas, que são feitas só com amêndoa. Para mim a feira tem corrido sempre muito bem”, referiu Gabriela Santos, de Freixo, que produz vários bolos e doces com produtos locais.
O certame decorreu ao longo do fim-de-semana, mas está de portas abertas também no próximo sábado e domingo. No dia 1 de março conta com David Carreira, no que toca à animação musical.
INFORMAÇÃO CIR (Escrito por Rádio Brigantia)
Fotografias: Município de Freixo de Espada à Cinta






