CPCJ de Macedo de Cavaleiros promove laço azul humano gigante no Parque da Cidade

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Macedo de Cavaleiros (CPCJ) vai promover um laço azul humano gigante, com cerca de 270 crianças do pré-escolar, esta quinta-feira, no Parque da Cidade macedense.

O objetivo desta atividade é sensibilizar a comunidade para a importância do seu papel na prevenção da violência, e dos maus tratos nas crianças e jovens. A presidente, Cristina Pires, relembra que é durante todo o ano que tem de se alertar para esta problemática.

“Para prevenirmos estas situações, os comportamentos desajustados destas crianças e os maus tratos dos adultos em relação aos mais pequenos. É mesmo um símbolo da prevenção dos maus tratos nas crianças. É preciso alertar sempre, independentemente de ser abril, maio ou junho. De facto, realizamos esta sensibilização, ao longo do mês de abril, com um conjunto de atividades, que se realizou ao longo do mês de abril. Mas não deixa de ser importante fazermos ao longo de todo o ano, porque este tipo de sensibilização é sempre importante fazê-lo”, refere.

Se em abril, a CPCJ de Macedo de Cavaleiros já tinha recebido 40 sinalizações, referente a casos de violência doméstica e negligência, neste momento o número já vai para mais de 60.

“Na altura, em abril e quando falamos, teríamos cerca de 40 comunicações. Neste momento, vamos para cima de 60. Só esta semana, para dar conhecimento, tivemos 16 sinalizações. Só esta semana. Só para ter noção das comunicações que chegam a uma comissão tão pequena como a nossa. E a maior parte das sinalizações são por violência doméstica e comportamentos desajustáveis das crianças e dos jovens. Num espaço de uma a duas semanas, tivemos 16 sinalizações”, revela a presidente deste núcleo.

A CPCJ é composta por 17 elementos que pertencem à comissão alargada, com 9 da comissão restrita, nas áreas do social, educação, saúde e psicologia, entre outras. Esta atividade estava inicialmente marcada para o dia 30 de abril, mas por causa do mau tempo, não foi possível realiza-la.

Na atividade também vão estar presentes utentes da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros (CERCIMAC) e alunos da Universidade Sénior.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE