CP vende para o estrangeiro locomotiva com mais de 100 anos

CP vende para o estrangeiro locomotiva com mais de 100 anos

A Comboios de Portugal (CP) vendeu uma locomotiva história, que permanecia na Estação de Foz Tua, que terá seguido para França, onde vai ser utilizada em turismo ferroviário.

A venda foi confirmada à Onda Livre pela CP, mas está a levantar polémica.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua foi o primeiro a anunciar esta venda, dia 21 de abril, através das redes sociais, depois dos membros terem sido avisados por populares, conforme afirma Filipe Esperança, presidente do movimento.

reduzido 3

“Tivemos conhecimento desta situação através do senhor José Carlos Assunção, que é um habitante da aldeia de Foz Tua, que tirou algumas fotografias da locomotiva já carregada. Trata-se da locomotiva E166, que estava num dos resguardos da estação de Foz Tua. Há uma também uma locomotiva gémea desta, que é a E170, que está num estado muito mais avançado de degradação, e que está fora destes resguardos.”

Ora, mas, segundo Filipe Esperança, a Fundação Museu Nacional Ferroviário, responsável por este tipo de espólio, não terá sido informada desta venda.

reduzido 3

“De acordo com algumas notícias, a Fundação Museu Nacional Ferroviário desconhecia completamente o transporte desta locomotiva.

É uma peça histórica. Entrou em serviço em Portugal em 1905, tem neste momento 111 anos de história. Faz parte da nossa história, da nossa cultura. Deu imenso ao nosso povo. E é muito estranho que a entidade que está responsável por este material não tenha conhecimento desta venda.”

Filipe Esperança não compreende o porquê de uma locomotiva, com mais de 100 anos de história, sair do país em vez de continuar a servir em Portugal o mesmo propósito que vai ter no estrangeiro.

reduzido 3

“O que observamos é que uma peça que poderia devolver um serviço turístico de muita qualidade, está a ir embora. Não fica cá para nos dar a nós e ao nossos turistas, e o turismo em Portugal fica a perder.”

Esta venda também já levou o Bloco de Esquerda a questionar o Governo. O deputado Heitor de Sousa explica que querem ver esclarecido se foi dado conhecimento da situação à Fundação Museu Nacional Ferroviário e ao Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.

reduzido 3

“O que queremos saber é se essas entidades foram consultadas ou não. Temos a informação de que não foram.

A única coisa que concluímos daqui é que, não tendo sido as entidades que têm intervenção no património museológico nacional, e, em particular, no ferroviário, se esta venda não deve ser anulada.”

Até ao momento, não foi possível obter uma reação por parte da Fundação Museu Nacional Ferroviário nem do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas sobre o assunto.

Já a CP confirma a venda a uma empresa estrangeira, não confirmando, no entanto, a nacionalidade do comprador. Esclarece ainda, em comunicado, que “quando a CP tem material circulante que já está retirado do seu serviço comercial e para o qual não prevê futuras oportunidades de utilização no contexto da sua atividade, são avaliadas várias possibilidades”, como o encaminhamento para a Fundação Museu Nacional Ferroviário, a tentativa de encontrar compradores ou, em última instância, o abate.

No caso, e tendo já interessados em adquirir esta locomotiva E166, optou-se pela venda. Acrescenta ainda que “a CP entende que, na ausência de perspetivas de utilização em território português, quer para fins museológicos, quer para reutilização, é naturalmente preferível a venda deste material circulante a terceiros que pretendam reutilizá-lo, do que a sua alienação para demolição”, não esclarecendo, no entanto, se foi dado conhecimento da venda às entidades interessadas.

Fotografia retirada de: https://www.facebook.com/movimentocivicopelalinhadotua/?fref=ts

Escrito por ONDA LIVRE

Relacionados

1 Comment

  1. JOSE VILACA
    09/05/2016 at 00:03

    O GODINHO CARREGOU TODO O MATERIAL A PARTIR DE DETERMINADA DATA.ESTA LOCOMOTIVA A166,DEVE SER OS SOCIOS QUE TRATARAM DA SITUACAO.CONTINUOU A SER DADO O MATERIAL,OU SEJA PARA A COMITIVA.ONDE FOI O LEILAO?QUANTO FOI ???????VENDIDA,OU FOI POR MESMO POR PREÇO INFERIOR Á SUCATA?ASSIM SENDO E COMO NAO TEM QUALQUER INTERESSE È DAR A OUTRA. . ESTOU INTERESSADO NO NEGOÇIO.