Entrudo Chocalheiro chega ao fim e regista maior enchente “de todos os tempos”

Entrudo Chocalheiro chega ao fim e regista maior enchente “de todos os tempos”

É assim que António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros, avalia a edição deste ano que chegou hoje ao fim, superando todas as expectativas da organização em termos de visitantes:

“O balanço é muito positivo, muita alegria e diversão, o São Pedro também nos ajudou e acho que é o maior ano do Entrudo Chocalheiro de todos os tempos.

É um regozijo para nós ver aqui tanta gente de norte a sul do país a visitar Podence, que é o orgulho de Trás-os-Montes. Acho que ultrapassamos qualquer recorde, não quero adiantar números mas foram milhares de pessoas.

Este é também o reconhecimento desta caminhada que os Caretos de Podence fizeram ao longo destes 30 anos, sempre a capitalizar sucessos em cima de sucessos.”

Para Pedro Mascarenhas, vice-presidente da autarquia de Macedo, esta é a prova de que Podence e os Caretos estão cada vez mais na moda:

“Podence e os Caretos estão cada vez mais na moda. Mas não queremos que seja só uma moda, queremos que seja uma tradição recuperada, como tem acontecido ao longo dos anos, que se afirme e perpetue. Há cada vez mais pessoas a aderir a esta festa, o que é bom para o comércio local de Podence, de Macedo de Cavaleiros e não só, porque também os nossos concelhos vizinhos lucram muito em dormidas com esta festa.

Se a candidatura a Património Imaterial da Humanidade for aprovada, será dado ainda mais valor a Podence mas também ao próprio concelho. É uma imagem de marca que temos de aproveitar, valorizando-o cada vez mais e com mais credibilidade.”

E para os Reis da festa, os Caretos, estes são dias sem descrição, dizem:

“É uma sensação única que não se pode descrever. Assim que vestimos o traje, uma energia apodera-se de nós e deixamos de ser quem somos. É muito especial e mágico. Chocalhar as raparigas faz parte de toda esta magia, provocando o caos e a desordem pelo meio desta gente toda que vem animada, e nós reagimos a isso.”

“É uma sensação boa e indescritível que faz parte de uma tradição. Já chocalhei muitas raparigas pois a nossa função é mesmo essa.”

Por Podence foram milhares os forasteiros que passaram durante os quatro dias, e quem assistiu à festa pela primeira vez, deixa a promessa de regressar:

“Venho de Viana do Castelo. O que nos motivou a vir cá este ano foi esta tradição que é muito gira e o facto de os Caretos de Podence serem Património Imaterial de Portugal. Já há algum tempo que queríamos passar por cá, este ano surgiu essa oportunidade e posso já dizer que será para repetir certamente.”

 

“É excepcional, gostei muito. Sou brasileira para prefiro o Caretos do que o Carnaval do Brasil porque são muito autênticos, genuínos e falam de uma cultura ancestral que é celta. 

Já fui chocalhada duas vezes, doeu um pouco mas gostei. Estou a pensar regressar porque vale a pena.”

 

“Viemos de Vila do Conde e Póvoa do Varzim. Achamos que é um carnaval engraçado, interessante, diferente e corresponde às expectativas só que em ponto mais alto. Estamos a gostar de tudo, da alegria, dos Caretos em si, da própria terra e destas paisagens, é tudo novidade para nós.

Um dia certamente voltaremos.”

O Entrudo Chocalheiro fez o gosto de quem rumou à aldeia de Podence num ano recorde, que ultrapassou os expectativas iniciais, que apontavam para os 30 mil visitantes.

Escrito por ONDA LIVRE

Em breve o vídeo na ONDA LIVRE TV.

caretos 2019 2

Relacionados