Workshop de inteligência emocional juntou pais e filhos em diálogos sobre sentimentos

Workshop de inteligência emocional juntou pais e filhos em diálogos sobre sentimentos

“Eu estou feliz em família”, é o nome do workshop de inteligência emocional que acolheu pais e filhos na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Mariana Machado, contadora de histórias e facilitadora do programa MQ – Inteligência Emocional, conta que o principal objetivo deste projeto é facilitar a compreensão de sentimentos:

“Falámos das emoções de forma a que os filhos percebam que os pais também sentem, que não há problema em chorar e ter medo, que toda a gente sente isso. Depois é perceber o que acontece no nosso corpo para nós sentirmos determinadas coisas. O meu objetivo é ter estas ferramentas e facilitá-las aos pais. Aqui tivemos crianças do pré-escolar e primeiro ciclo junto com os seus pais, facilitando recursos do quotidiano para promover a felicidade e bem-estar, aliando também a respiração.”

 

Em sessões de cerca de 40 minutos, desenvolve-se o poder de comunicação e identificam-se emoções entre os mais novos e mais velhos. No fim, o feedback tem sido sempre bastante positivo:

“Houve uma boa adesão e tivemos mais inscritos que o suposto. São atividades simples e por isso o tempo passa-se bem. Com estes exercícios promovemos a comunicação e acima de tudo o diálogo, conseguem acima de tudo verbalizar emoções e saem sempre destes eventos de coração cheio e muito mais unidos.”

 

Cláudia Pires, e o seu filho Vicente de 7 anos, participaram na atividade e realçam as mais-valias da mesma:

“Tenho vindo a fazer formações de educação emocional para adultos e como houve esta oportunidade de poder trazer o meu filho, não podia deixar escapar. Gostei imenso.

Aqui estive a fazer atividades sobre emoções e gostei muito.”

 

A inteligência emocional é um conceito da área da psicologia e prende-se com a capacidade de reconhecer e avaliar sentimentos, bem como a forma de lidar com eles.

 

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_3508IMG_3509IMG_3510IMG_3511IMG_3514IMG_3515IMG_3516IMG_3517

 

 

Relacionados