“Careto” é o primeiro videojogo que retrata os rituais do Carnaval de Podence

“Careto” é o primeiro videojogo que retrata os rituais do Carnaval de Podence

“Careto” é o nome do primeiro videojogo que retrata a tradição, a geografia e a estética dos Caretos de Podence.

Matilde Albuquerque, natural de Lisboa e com apenas 23 anos, é mentora deste projeto e revela o fascínio que tem pelos rituais das festas de inverno:

“Há muito tempo que queria fazer um projeto sobre os Caretos de Podence, mesmo antes de serem reconhecidos como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO. A oportunidade surgiu no início deste ano, em contexto académico. Hoje em dia, os jogos são um veículo de comunicação para divulgar a cultura e pareceu-me ser a oportunidade ideal para fazer chegar esta tradição às gerações mais jovens e até ao mercado internacional. Os jogos têm crescido, mesmo com a pandemia.” 

 

Ao visitar o Carnaval de Podence, no ano passado, recolheu testemunhos e imagens que vão ser transportados para o videojogo, onde a personagem principal é um facanito (criança mascarada de careto):

“Tirei fotos, fiz vídeos, entrevistei pessoas do comércio local e esse material foi a maior referência para fazer o videojogo. Todas as casas que desenhei para o jogo existem mesmo em Podence e a personagem principal é um facanito, para vincar a importância de dar continuidade a uma tradição tão importante e carismática. 

O jogo acompanha todos os passos do ritual do careto, desde a construção do fato, à coleção dos chocalhos, dá para chocalhar as pessoas e completar a escultura do careto para a queima do entrudo.

Podem saber mais informações no site do jogo. O site é o itch.io  e aí basta pesquisarem pelo nome.” 

 

Comunicar cultura e fazer chegar as tradições a todo o mundo é o grande objetivo deste videojogo, que, segundo António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, poderá vir a ser instalado na Casa do Careto, em Podence:

“Recentemente temos uma mesa digital nesse espaço e isso será uma forma de que quem nos visite tenha acesso ao jogo.

Esperemos que outras iniciativas que estão na calha possam dar ainda mais sustentabilidade a esta tradição do Nordeste Transmontano e de todos os portugueses.” 

 

O “Careto”, que pode ser jogado por todas as idades, deverá estar concluído dentro de 15 meses. Atualmente, está a ser desenvolvido em inglês, mas o objetivo é que fique disponível em português e mirandês.

 

Escrito por ONDA LIVRE

Careto_frame_01Careto_frame_02

Relacionados