Vilarinho de Agrochão recebe pelo 3º ano consecutivo a Montaria ao Javali onde o Presidente da Junta, Manuel Mico, explicou à Rádio Onda Livre que esta iniciativa está a ser levada com grande espírito.
Ouça aqui: ENTREVISTA COM PRESIDENTE DE VILARINHO DE AGROCHÃO – MONTARIA E FEIRA DO FOLAR
Esta já é o 3º ano consecutivo que faz a montaria. Já era tradição ou começou mesmo á três anos?
– “Não, não havia tradição mas quando fui eleito presidente apostamos logo no primeiro ano, o que correu muito bem, tal como no ano passado e como este ano. Mas não havia uma grande adesão de pessoal nas batidas”
A adesão este ano foi superada?
– “Foi, apenas precisávamos de mais 10 caçadores, porque o ideal era ter-mos 80 caçadores e 4 matilhas. Nesta montaria só vieram 3 matilhas e 67 caçadores. Mas correu como esperávamos”
Os caçadores vêm mais da região norte não é?
– “Sim vem mais daqui da região norte e também de certas aldeias vizinhas que também praticam a caça ao tordo aqui nas nossas imediações”
Esta iniciativa é para manter?
– “Sim claro. Enquanto nós estivermos no executivo é para continuar”
Além de ser um dia de caça, também é dia de festa?
-” Sim as pessoas vêm ver quantos porcos mataram e as pessoas criam uma sintonia entre a população e um bom convívio. O povo até fica contente pela aldeia por estar a ser utilizada com estes acontecimentos. Como as nossas aldeias cada vez mais tem menos população até acham bem porque animam-se e fazem isto um dia de festa”
Os porcos que se mataram vão a leilão? Há algum que reverta a favor da aldeia?
– “Estávamos a pensar em que o dinheiro de um dos porcos revertia para a Feira do Folar que também se faz aqui em Vilarinho de Agrochão”
A Feira do Folar também já é uma grande tradição na aldeia, quais são as expectativas para essa iniciativa?
– “Este ano as expectativas são boas, apesar de termos que reduzir os custos, como por exemplo, tinhamos um conjunto a animar a noite de sábado como toda a gente sabe estes cortes nos orçamentos das autarquias são significativos.
Também estamos a preparar, juntamente com um contacto meu, um livro sobre a história da aldeia. Quanto ao resto vai-se manter igual aos outros anos, serão os mesmos moldes que iremos utilizar, esperamos por volta dos 30 expositores, mais propriamente 12 expositores com folar e o resto com produtos regionais transmontanos”
Qual é a data prevista para a Feira do Folar?
– “24 e 25 de Março”
Vilarinho de Agrochão está mais dinâmico?
– “Sim a aldeia de Vilarinho de Agrochão está muito mais dinâmica mas é porque as pessoas assim o querem não é só o Presidente da Junta, aliás este momento é das pessoas e eu posso dizer que a minha aldeia é das menos desertificadas. A população gosta e faz porque também temos que nos fazer ao trabalho e conseguir com que estas iniciativas sejam conseguidas e agradáveis tanto para a aldeia como para a comunidade em geral”