Já estão selecionados os nadadores salvadores para a Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros.
As provas de apuramento terminaram esta semana e são oito os eleitos que vão ser repartidos pela piscina Municipal e pelas praias fluviais.
Há seis anos que Macedo de Cavaleiros não realizava cursos de formação de Nadadores Salvadores.
Algo muito necessário e que agora se retomou, como sustenta Paulo Silva, da Proteção Civil Municipal.
“Para a época balnear no Azibo nós precisamos de ter nadadores-salvadores para fazer a vigilância e algum salvamento, espero bem que não, mas caso seja necessário. Não temos nadadores-salvadores formados aqui na região, por isso mesmo a necessidade de organizar um curso para ver se temos nadadores com formação certificada pelo Instituto de Socorros a Náufragos. Queremos ter os nadadores-salvadores a fazer serviço nas praias fluviais do Azibo e na nossa piscina municipal, que têm vindo a fazer mas que tinham deixado terminar a sua licença.”
Para o curso de salvamento inscreveram-se 14 formandos.
O curso de Nadador Salvador é uma parceria entre a Câmara Municipal de Macedo e a empresa de Viseu, Praxicenter.
Uma formação com a duração de quatro semanas e com várias etapas, como explica o gestor de projeto da empresa, Jorge Ferreira.
“A Praxicenter é a entidade formadora. Foi-nos dada exclusividade do curso de nadador-salvador pelo Instituto de Socorros a Náufragos. Fomos contactados pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros para darmos início a um curso de formação de nadadores-salvadores, por necessidade da própria Câmara. Reunimos, marcamos uma data de início de curso, as pessoas inscreveram-se e fizeram teste de admissão, onde passaram algumas pessoas e outras não. O curso decorreu durante quatro semanas, a parte teórica e a prática, fora isso, num sábado houve uma ida ao mar, foi a única prova fora das instalações das piscinas municipais. Correu muito bem.”
Os Nadadores Salvadores referem que não sentiram grandes dificuldades nas provas que enfrentaram e sentem-se preparados para abraçar a época balnear.
“Correu muito bem, foi cansativo mas correu bem. Foi uma experiencia única, diferente, ninguém estava habituado a este esforço físico. Nós estávamos habituados a estar em piscinas, chegamos ao mar e foi uma coisa totalmente diferente. Mas correu bem, aprendemos muita coisa, foi muito bom.” – Refere Joana Venceslau.
“Foi uma experiencia diferente. Ganhei novos conhecimentos para o futuro. Não houve nenhuma dificuldade, era tanto esforço físico que já não aguentava, teve que ser. Sempre com positivismo e força de vontade.” – Salienta Petra Moreno.
“Foi mais puxado, mais doloroso. Para mim, a parte teórica foi mais complicada, porque temos que estudar e decorar algumas coisas. Estamos preparados. Vamos dar o melhor possível.” – Diz Marco Santos.
Recordo que a época balnear nas praias da Albufeira do Azibo teve início a 1 de Julho e vai até 15 de Setembro.
Escrito por Onda Livre (CIR)