São cada vez menos os fiéis a participar nas celebrações do mês de Maio em Macedo de Cavaleiros.
Os católicos macedenses saíram à rua com a tradicional procissão de velas.
Excerto da reportagem:
A igreja Católica de Macedo de Cavaleiros terminou as celebrações de Maio com uma procissão de velas que percorreu as principais ruas da cidade.
“O mês de Maio é um mês dedicado a Nossa Senhora, termina com a festa da visitação de Nossa Senhora a sua prima Santa Isabel, a primeira a ter conhecimento de que Maria estava designada para ser a mãe do Salvador. Santa Isabel louvou a fé de Maria e o João Batista, que estava dentro do seu ventre, deve ter tido o uso da razão naquele momento para exaltar de alegria na presença de Maria e de Jesus que ela tinha no ventre. O mês de Maio, sobretudo a partir das aparições de Fátima, a primeira aparição foi no dia 13 de Maio de 1917, e em todas as aparições Nossa Senhora pediu a reza diária do terço. É pena que os cristãos não obedeçam à Mãe porque ela deu-nos esse remédio, esse meio, para se alcançar a paz no Mundo, o bem-estar entre todos, a sã convivência.”
Segundo o Cónego Melo há cada vez mais desinteresse dos fiéis a participar no terço e nas atividades católicas na região.
“Noutros tempos o mês de Maio era muito vivido, ultimamente é menos vivido, menos participado, são menos as pessoas que vão à igreja em comunidade rezar o terço, ouvir alguma leitura. Talvez as pessoas se prendam muito à televisão. Eu acho que as tradições não se perderam, são é menos os participantes que vão honrar Nossa Senhora com essa oração que ela tanto pediu.”
Mês de Maio, Mês de Maria foi celebrado com a juventude.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima saiu da Igreja de S. Pedro levada pelos Bombeiros Voluntários desta cidade para terminar as celebrações do mês de Maio, do Mês de Maria.
Largas centenas de macedenses quiseram participar nesta procissão de velas que percorreu as principais ruas da cidade de Macedo de Cavaleiros.



