Regresso às aulas preocupa todos os pais.
Em época de crise, Setembro representa uma grande inquietação para os pais que têm filhos em idade escolar.
O preço do material escolar aumenta ano após ano.
António Correia, proprietário de uma papelaria em Macedo de Cavaleiros, afirma que este é um mês muito complicado para todos os pais.
O comerciante acrescenta ainda que os apoios têm diminuído ao longo dos anos.
“Este ano os livros estão um bocadinho mais caros, não é muito mais. Eles já eram caros só que tiveram um pequeno aumento. A venda do livro é uma importância que aparece aos pais numa altura que não estão com a disponibilidade necessária para os poder adquirir, de maneira que depois metem os pés pelas mãos. Procuram arranjar estratégias, subsídios e afins. Por outro lado os serviços oficiais não facilitam muito porque se até aqui o SASE passava uma requisição para virem levantar os livros este ano não, pedem aos pais ou encarregados de educação que os paguem, ou seja têm que dispor do dinheiro e às vezes ele não existe.”
O dono da papelaria Correia conta que a cada ano que passa fica mais difícil facilitar a vida aos pais na hora do pagamento do material escolar.
“Estamos nesta senda, vamos caminhando em frente. Vender livros não é muito simpático porque os livreiros não nos facilitam a vida a nós nem numa vírgula porque nós temos que pagar os manuais todos a pronto. As pessoas às vezes gostariam que nós lhes facilitássemos a vida e nós fazemo-lo na medida do possível. Não é fácil porque implica um consumo de muito dinheiro visto que os livros não são baratos.”
António Correia afirma que o poder de compra não desceu, os manuais escolares é que são cada vez mais caros e fala ainda da reação dos pais na hora do pagamento.
“Não há decréscimo no poder de compra, os manuais escolares é que são cada vez mais completos, com mais apêndices para que os alunos possam estudar melhor, e isso implica custos. Um manual escolar antigamente que custaria 20€ hoje custa 40€. Temos que acompanhar os tempos. A vida está difícil para toda a gente. Os pais às vezes ficam tristes sem saber como resolver os problemas, outros vê-se mesmo quando efetuam o pagamento que o fazem através de cartão de crédito porque vão busca-lo à reserva que têm, ao pé de meia. Durante este mês vai ser assim, todos os anos é complicado.”
Todos os anos o início de Setembro representa um elevar das despesas no orçamento dos pais de crianças em idade escolar.
Escrito por Onda Livre


