Este ano, a Feira dos Gorazes de Mogadouro vai contar com mais dois dias de certame.
Uma aposta que exigiu um reforço orçamental por parte da Associação Comercial Industrial e de Serviços, entidade organizadora.
A feira que tem início a 11 de outubro prolonga-se até dia 16.
O certame que já é uma referência a nível internacional, e que segundo o vice-presidente, o aumento do número de dias visa acrescentar mais-valias para o expositor e para os visitantes.
“Este ano tem mais dois dias porque entendemos que os expositores que vem à feira fazem um maior volume de negócio no fim-de-semana e dos dias 15 e 16, e achamos que não devíamos fazer uma pausa intermédia.
Fica-nos mais caro, porque temos que ter mais atividades para esses dias, mas é um esforço que fazemos em prol do expositor e dos visitantes”, realça.
A Feira dos Gorazes conta, nesta edição com 120 expositores, e de fora ficaram 50 e menos 10 mil euros nos cofres da ACISM.
Uma redução motivada pela limitação do recinto do certame.
A dimensão do espaço é de há muito uma preocupação para a organização.
Com vista a aumentar o leque de ofertas, João Pires acrescenta que existem condições para aumentar o Pavilhão e albergar mais expositores.
“Continuamos a precisar de mais espaço e pedimos que nos seja revisto o pavilhão porque temos condições para aumentar. É um número bastante grande de expositores que tivemos de recusar, e além do dinheiro que entrava nos cofres da ACIMC, e também ao comércio de Mogadouro, se tivéssemos cá estes 5º expositores”, frisa.
O Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, Moraes Machado frisa a notória evolução da feira.
Além da vertente industrial, o autarca frisa o valor do artesanato neste certame, com a vinda expositores de um extremo ao outro do país.
“Hoje a Feira dos Gorazes vende-se tudo, Há uma componente muito importante que é o artesanato. Não se depois de Vila do Conde, nãos e se haverá feira que tenha tantos artesão como a de Mogadouro. E vem expositores de todo o país, desde o Algarve, de Leiria, e isso é uma promoção para o concelho, e estimular a economia da terra e deles”, afirma o autarca.
Declarações à margem da conferência de imprensa que deu a conhecer o programa e as novidades para este ano.
A Feira de Atividades Económicas do Nordeste Transmontano conta com 150 mil euros no orçamento e que integra ainda a XIX Feira Franca dos Produtos da Terra e a XV Feira de Artesanato e Turismo.
De 11 a 16 de Outubro, a vila de Mogadouro acolhe mais uma edição da Feira dos Gorazes.
Escrito por Onda Livre


