13 mil pessoas visitaram Museu de Arte Sacra

13 mil pessoas já visitaram o Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros nos últimos cinco anos.

No dia em que o espaço museológico comemorou cinco anos de vida, renovou o seu espólio principal e convida agora a contemplar algumas peças cedidas temporariamente pelas paróquias do concelho.

Uma parceria que visa mostrar o tesouro cultural e religioso existente por terras de cavaleiros, e com isto conduzir também os turistas também até às aldeias.

Em representação da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda esteve Lília Silva, que assegura que os párocos estão receptivos a esta parceria.

microfone profissional 4 (1)

Lília Silva explica como funciona todo o processo de recolha das peças e afiança que o seu estado de conservação é uma grande preocupação.

Para minimizar os danos que o passar dos anos se encarrega de imprimir nas peças de arte sacra, a Diocese vai abrir, ainda este ano, um Centro de Conservação e Restauro.

 

microfone profissional 4 (1)

 

No Dia Internacional dos Museu, o espaço museológico de referência de Macedo de Cavaleiros tinha vários motivos para comemorar.

Além da renovação do espólio principal, acolheu uma nova exposição temporária, denominada “África Cristã”.

Chega do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima e vai estar patente até 27 de setembro.

A vereadora da cultura, Helena Magalhães enfatiza o lado multicultural do espaço.

 

microfone profissional 4 (1)

Helena Magalhães sustenta que o Museu de Arte Sacra é um espaço de excelência do concelho e um local de passagem obrigatório para os turistas que visitam a região.

 

microfone profissional 4 (1)

 

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros congrega no seu espólio peças do século XIV ao século XX oriundas das igrejas e capelas do concelho.

Sedeado na Casa Falcão, um solar do século XVIII, abriu em Maio de 2009 e reúne elementos de pintura, escultura, artes gráficas, ourivesaria e metais.

 Informação ONDA LIVRE