Centro de Saúde de Izeda já tem aquecimento

O Centro de Saúde de Izeda já tem aquecimento há uma semana. A Unidade Local de Saúde do Nordeste cumpriu o prazo estabelecido e, na passada sexta-feira, os utentes e funcionários voltaram a ter ar condicionado nesta extensão de saúde.

O presidente da União de Freguesias de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova, Luís Filipe Fernandes, lamenta que a avaria só tenha sido reparada passados cerca de três meses.

O autarca garante que o aquecimento de substituição que a ULS colocou durante esse tempo não foi suficiente para garantir o conforto de utentes e funcionários.

microfone profissional 4 (1)

“A situação para estar normalizada o aquecimento que havia anteriormente devia estar neste momento a funcionar. Neste momento não satisfaz e apagam, portanto temos que admitir que uma reparação destas demorar 3 meses é muito tempo, mesmo nós sabendo que esses concursos públicos muitas vezes demoram algum tempo, 3 meses parece manifestamente muito, embora a ULS nos respondesse numa carta num ofício que nós enviamos em respostas deles de que tentaram amenizar a situação com o aquecimento alternativo, o que pela opinião dos utentes e pelos funcionários que aqui trabalham era muito pouco os radiadores a óleo que ali foram espalhados e que não resolvia de maneira nenhuma a situação.”

Já o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, António Marçôa, afirma que o sistema de aquecimento de substituição garantia as temperaturas necessárias ao bom funcionamento da extensão de saúde.

O responsável diz mesmo que não compreende o alarmismo criado em torno desta situação.

microfone profissional 4 (1)

“A situação está estabelecida já há muito tempo, desde que foi detetada a avaria passado uns dias e depois de se ter verificado que poderia demorar algum tempo a reparação, pelo o que me informaram havia equipamento especifico de onde A determinado fornecedor especifico que seria necessário alguns componentes terem que vir do estrangeiro, portanto poderia demorar. Foi instalado equipamento de substituição que permitia funcionar dentro da normalidade a extensão de saúde de Izeda, não percebi muito bem qual foi a questão para além do eventual desejo de protagonismo lá da junta de freguesia. Foi comprovado tecnicamente pelo nosso serviço de instalações e equipamentos que foi lá a verificar quais eram as temperaturas que existiam na extensão e que estavam entre 18 e 20 graus.”

O presidente da ULS afirma que, se houve alturas em que as temperaturas não eram adequadas, deveu-se ao facto de os funcionários não tomarem as devidas precauções, por exemplo fechando a porta que dá acesso ao exterior.

microfone profissional 4 (1)

“Os aquecedores que foram instalados, foram aquecedores adequados à superfície que estava a ser utilizada, portanto os aquecedores tinham potencia acho que eram 2000 watts ou acima e estavam a ser instalados nos gabinetes e nas salas de acordo com a sua potencia precisamente para aquecer. Agora o que acontecia segundo me referiu os serviços de instalações e equipamentos é que nem sequer eram adotados procedimentos nomeadamente da porta do exterior estar fechada para que as temperaturas não descessem. Sinceramente não entendi muito esses motivos, nem essas questões para além de motivos de protagonismo, etc. Se estão preocupados como qualquer outro está a Unidade Local de Saúde do Nordeste em resolver as questões.”

Após quase três meses com aquecedores a óleo, o centro de saúde de Izeda volta a ter em funcionamento o sistema de ar condicionado.

Informação CIR (Rádio Brigantia)