A chuva que caiu nos últimos dias em Trás-os-Montes desagravou a seca que se sentia na região. Neste momento, passou-se de uma situação de seca severa para seca fraca, conforme explica Vanda Cabrinha, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
“De facto ajudou, houve alguma precipitação que foi superior àquilo que é normal para o mês nessas regiões transmontanas, nomeadamente em Bragança, Vila Real onde os valores foram, de facto, superiores ao normal. Portanto, passamos de uma situação de seca de moderada a severa para uma situação de seca fraca. É uma situação que diminuiu significativamente a situação de seca nessa região.”
A precipitação não é, no entanto, suficiente para que, para já, se volte a uma situação normal. Vanda Cabrinha acrescenta que para que a região de Trás-os-Montes saia do índice meteorológico de seca é preciso que neste mês de Outubro chova mais do que o normal.
“Já choveu na região do Nordeste, houve alguma precipitação relativamente elevada. Porém, ainda está muito longe daquilo que é normal para o mês mas ainda estamos no início. No entanto, se continuar a chover e se ultrapassarmos aquilo que é normal para o mês de outubro, será provável que a situação de seca desapareça nessa região. Mas, claro que é preciso que continue a chover durante este mês que, alias, é o mês onde é normal chover. Temos de ter, realmente, uma situação de precipitação superior ao normal para sairmos dessa situação de seca fraca que ainda temos na região de Trás-os-Montes.”
Por regra, nesta época do ano, o valor de precipitação normal no distrito de Bragança é de 84 milímetros e 119 em Vila Real. Só mais para o meio do mês será possível nova avaliação da situação da região. Estão previstos alguns aguaceiros, mas não tão intensos como nos últimos dias.
Escrito por ONDA LIVRE


