Município macedense adere ao “Não à Diabetes”

O município de Macedo de Cavaleiros aderiu ontem ao projeto “Não à Diabetes”, desenvolvido pela Fundação Gulbenkian e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Duarte Moreno, presidente do município, tinha já revelado no passado sábado, durante as atividades do Dia Mundial da Diabetes, que Macedo de Cavaleiros iria aderir à iniciativa, e agora explica como se vai desenrolar esta participação.

reduzido 3

“Nós vamos nomear um gestor de prevenção da diabetes e disponibilizar os recursos necessários.

Este gestor tem de fazer protocolos com as instituições de saúde, o que já é feito com o Centro de Saúde e com a Associação dos Diabéticos, depois temos de elaborar uma carta onde constem os equipamentos existentes no município que possam ser úteis para os projetos, da alteração comportamental e das mudanças de estilo de vida. Portanto, elaborar esse carta, também uma lista de empresas, IPSS e farmácias, locais que podem ser portas de entrada para o preenchimento de questionários pelas próprias pessoas e ajudar a estabelecer um plano de comunicação e sensibilização de toda a população residente no município.”

Há 1 milhão de diabéticos identificados em Portugal, e 2 milhões pré-diabéticos. Este projeto de âmbito nacional tem como meta evitar 50 mil novos casos em 5 anos e 75 mil em 10 anos, devendo chegar a 1 milhão e 600 mil pessoas, avaliando o risco de vir a ter a doença.

A pandemia do século XXI, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, pode atingir 20% da população nos próximos 20 anos.

Escrito por ONDA LIVRE