Uma parte da casa de Francisco Manuel Alves, o Abade de Baçal, está em risco de ruir. A Habitação foi dividida há décadas por sobrinhos do Abade de Baçal. Uma parte da casa foi recuperada por descendentes, a outra foi vendida a um empresário de Bragança e está em risco de ruir.
Uma situação que entristece a família e, particularmente, a proprietária da parte da casa que está recuperada. Leonor Pinelo Doutel considera que acredita que o Município de Bragança deveria intervir e evitar que parte do imóvel se transforme em ruínas.
Confrontado com esta situação, o presidente do Município de Bragança., não quis pronunciar-se sobre o assunto.
A outra parte da casa, que foi herdada por uma filha adoptiva de uma sobrinha do Abade, foi comprada em 2008 por um empresário brigantino da área da transformação de mármores e granitos.
António Leitão chegou a ter um projecto para transformação dessa parte da casa num Hotel Rural com 20 quartos. No entanto, o elevado investimento, orçado em cerca de um milhão de euros, fez com que o empresário não avançasse com a obra.
Para já, a parte da casa recuperada mantém-se no domínio privado e a outra parte está á espera de investidores que queiram reabilitá-la, estando à venda por cerca de 140 mil euros.
Informação CIR (Rádio Brigantia)


