Para a semana, espera-se muito calor por todo o país, especialmente na região transmontana, o que já levou a Autoridade Nacional de Proteção Civil e a Proteção Civil Municipal a emitirem comunicados em que alertam particularmente para o risco de incêndio florestal.
Deste ontem, ditam as previsões meteorológicas, podemos contar com ventos até 45km/h de Nordeste nas terras altas, entre os finais das tardes e o meio das manhãs, e humidade relativa do ar a rondar os 20%. A partir de hoje intensifica-se o risco de incêndio nas regiões do interior, em níveis classificados entre o muito elevado e o extremo, situação que deve agravar a partir de amanhã.
Ficam as recomendações do costume: não faça fogueiras nem queimadas, atenção ao lançamento de foguetes ou equivalentes, e evite fumar ou fazer lume em zonas de mato e vias próximas. Cuidado redobrado também no manuseamento de máquinas que possam lançar faíscas, evite manuseá-las nos períodos de maior calor, e escolha um local adequado para as abastecer com combustíveis inflamáveis.
Segunda-feira deve ser o dia mais quente no distrito de Bragança. Mirandela será a cidade mais fustigada pelo calor. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, os termómetros nesta cidade da Terra Quente devem 42ºC. Para Vila Flor e Torre de Moncorvo são esperados 40ºC. Para as restantes localidades, estão previstas temperaturas que oscilam entre os 35ºC e os 39ºC.
Tempo por isso de ter cuidado com a exposição solar. Carla Quinta, que coordena uma equipa do centro saúde do concelho de Macedo de Cavaleiros, deixa algumas dicas.
“Os maiores grupos de risco nesta altura do ano são as crianças, os idosos. doentes acamados, profissionais que trabalham ao sol, como no caso da construção civil e da agricultura.
Nesta altura deve beber muita água, o que é importantíssimo; certificar-se que se resguarda do sol entre as 11h e as 15h; se for viajar, tentar programar as viagens para os períodos mais frescos do dia; ingerir alimentos leves, como fruta e salada, que também contêm água, e ajuda assim à ingestão de líquidos.
E, claro, cuidado redobrado com acamados e idosos.”
As temperaturas vão manter-se elevadas durante toda a próxima semana, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Num comunicado emitido hoje pela Administração Regional de Saúde do Norte, aconselha-se ainda que use protector solar num índice superior a 30, que mantenha a casa fresca, e que fique especialmente atento se tiver algum problema de saúde.
Escrito por ONDA LIVRE


