Os deputados do PSD eleitos por Vila Real foram recebidos ontem pelo presidente da Turismo Porto e Norte onde analisaram a falta de capacidade da CP de transportar os turistas do douro e utentes da linha ferroviária.
Luís Ramos referiu que esta reunião teve como finalidade analisar este problema e tentar encontrar soluções. O parlamentar diz que receia que o esforço que foi feito pela entidade regional de turismo Porto e Norte e pelos diversos operadores no sentido de aumentar o fluxo turístico possa estar em causa com a atitude da CP.
“Estamos preocupados que o esforço que foi feito pela entidade regional de turismo e pelos vários operadores possa ser, de alguma forma, desaproveitado pois não há uma capacidade de resposta, e esse esforço possa ser, por isso, posto em causa.
Portanto, a nossa preocupação é, essencialmente, alertar para o problema e ajudar a encontrar soluções.
Não entendemos que a politica deva ser feita para criar demagogia ou factos episódicos, muito pelo contrário. O que nós queremos é estar do lado das soluções e não dos problemas.
Esta reunião foi importante para percebermos a dimensão do problema, partilhamos alguma informação e aguardamos que o presidente da CP marque a reunião que pedimos para conhecermos melhor as razões pelas quais não têm tido a capacidade de responder com a rapidez e qualidade que os operadores e os turistas do Douro merecem. Sabemos que há mais turistas e procura do que é habitual neste período do ano, o que é bom, pois o turismo é daquelas atividades económicas que primeiro tem de ter procura para depois ter a oferta correspondente. Agora o que não pode acontecer é um cruzar de braços perante a situação, esperando que os problemas se resolvam por si.”
Para Luís Ramos é essencial que haja um dialogo entre a CP e todos os agentes do Douro, mostrando-se disponível para no Parlamento alertar este problema e encontrar soluções.
“Naturalmente que estamos disponíveis para fazer duas coisas: chamar os vários intervenientes, em sede parlamentar, para podermos aprofundar esta matéria, e também apresentarmos na Assembleia da República um projeto de resolução no sentido de encontrar soluções ou de acelerá-las.
É preciso perceber, neste quadro, se a CP tem mais meios para poder responder a estas dificuldades. Julgo que não é difícil, ainda por cima se a região e os vários agentes forem capazes de planear os próximos meses e o próximo ano com o devido cuidado.”
Melchior Moreira presidente da Porto e Norte de Portugal salienta que esta região foi a que mais cresceu este ano em termos de procura de turistas, logo não pode ficar indiferente as preocupações dos operadores turísticos. Melchior considera o comboio como uma “grande alavanca da promoção turística do Douro “.
“É um destino claramente atrativo, seguro e que eu quero que seja aprazível para quem recebemos.
Não podemos ficar insensíveis ao conjunto de preocupações que nos vão chegando no dia a dia, não só para os operadores turísticos que estão nesta via importante para o Douro, ou seja, os barcos, mas também para com as que nos vão chegando a partir dos turistas que vão alertando para algumas situações.
Aquilo que eu acho é que, de facto, o comboio é e sempre foi uma grande alavanca da promoção turística no Douro. E, de facto, desde o momento que cheguei à Porto e Norte de Portugal, tenho-me empenhado para que o comboio histórico que marcou esta região não desapareça da nossa promoção. E tenho dito ainda mais, este comboio turístico não deve só funcionar na época alta, mas sim, todo o ano.”
O presidente da Entidade Regional de Turismo defende mesmo as melhorias da linha do Douro como, por exemplo, a eletrificação.
Os deputados do PSD continuam a espera da reunião com o conselho de administração da CP.
INFORMAÇÃO CIR (Universidade FM)

