Vendas de vinho do Porto baixaram ligeiramente em relação a 2015

As vendas de vinho do Porto no primeiro semestre deste ano renderam 140 milhões de euros, menos um por cento do que em igual período do ano passado, e as de vinho DOC Douro chegaram aos 60 milhões, mais 7,7 %.

Os dados foram fornecidos pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), destacando-se ainda “um aumento de 3,7% no preço médio por litro de vinho do Porto (4,57 euros) e o forte crescimento do volume de negócios no mercado nacional (mais 14,9%)”.

Tal crescimento, contudo, não conseguiu compensar a quebra registada nas exportações. Mercados como a França, destino número um do vinho do Porto, e o Reino Unido, o terceiro maior comprador, tiveram quebras de 6,1 e 8,8%.

Ao contrário, as vendas em Portugal, segundo maior mercado do vinho do Porto, com uma quota relativa de 18%, subiram quase 15% nos primeiros seis meses deste ano face ao período homólogo de 2015.

O IVDP diz que “é de esperar que no final de 2016 as vendas de Porto venham a atingir um pouco mais de 366 milhões de euros, com uma ligeira quebra de 0,4% em relação ao ano anterior”.

Informação CIR (UFM)