Preservar os geossítios e envolver mais as comunidades locais – estes são alguns dos desafios que se colocam aos territórios dos Geoparks.
Hoje, os nacionais (Arouca, Tejo, Açores, Terras de Cavaleiros e o aspirante Estrela) e um internacional, da Costa Basca, estão reunidos em Macedo de Cavaleiros, naquele que é o I Congresso Terras de Cavaleiros, subordinado ao tema Humanizar o Turismo.
A coordenadora do Fórum Português de Geoparks explica que nestes casos não se podem esperar resultados imediatos.
“Gostamos de ver resultados no imediato. Queremos perceber que as coisas estão a funcionar, a trabalhar.
No caso dos Geoparks, isso não acontece. É algo muito gradual. Mas é construtivo e passo a passo. Levará ao desenvolvimento esperado. O importante é que as pessoas se sintam bem, quem vive aqui, que seja reconhecido o trabalho em prol das pessoas, e que quem visita leve consigo a memória inesquecível do que visitou, do que degustou, que fotografou e caminhou, por esse é o melhor cartão de visita dentro e fora do país. Porque é bom que as pessoas saibam que estes territórios existem e que queiram visitá-los.”
Para Elizabeth Silva é importante que os geoparks se juntem para debater e partilhar experiências.
“A partilha de conhecimentos e experiências une e reforça o trabalho colaborativo que é necessários no âmbito do geo-turismo.
Os Geoparks que trabalham este pilar tão importante. Até para que as pessoas que vivem nos territórios os conheçam, lhe dêem valor, tenham esse sentimento de pertença, mas que sejam visitados por outros, para fomentar a economia local, o desenvolvimento regional sustentável para o território. E o Geaopark pode dar essa mais-valia.”
É justamente o que vai acontecer esta tarde, com o programa a contemplar a troca de experiências entre os cinco geoparks presentes neste congresso, mais um nacional aspirante, o Geopark Estrela.
Amanhã continua este I Congresso Terras de Cavaleiros, desta vez para falar de Turismo nos Territórios.
Uma iniciativa que acompanha o programa da XXI Feira da Caça e do Turismo, que tem hoje inauguração oficial às 18h, com o objectivo de promover o Geopark Terras de Cavaleiros e de afirmar o setor do turismo na região.
Escrito por ONDA LIVRE


