Aldeia de Rebordãos, no concelho de Bragança tem uma nova acessibilidade

Foi ontem inaugurada a estrada municipal entre o Santuário da Nossa Senhora da Serra e a aldeia. A nova estrada vai encurtar a distância em cerca de 5 quilómetros.

Uma obra há muito desejada pela população, contou o presidente da Junta de freguesia, Adriano Rodrigues, que explicou que a ligação agora pavimentada além de encurtar a distância ao santuário, também vai facilitar o acesso a zonas agrícolas envolventes:

 “Estou muito contente porque há já 28 anos que esperávamos isto. A melhor parte agrícola desta freguesia, está neste caminho, onde existem muitos rebanhos, e era um caos, especialmente no inverno, para passarem.”

Presente na inauguração esteve o presidente da Câmara Municipal de Bragança.

Hernâni Dias destacou que a ligação era pedida pela população da aldeia há muitos anos e constitui um circuito muito importante para a comunidade local:

“Esta é uma ligação que era desejada há muito tempo, por ser um caminho muito utilizado para aceder à Senhora da Serra.
Entendemos que esta seria a altura ideal de promover, e concretizar esta obra de pavimentação; falamos de cerca de 5 km, num investimento na ordem dos 300 mil euros e que, saíram na totalidade, dos cofres do Município.”

No concelho de Bragança outro projecto de pavimentaçãfoi concluído. A estrada que liga Aveleda a França, outra ligação há muito reclamada, explica o presidente da Câmara Municipal de Bragança:

 

“Neste momento, terminámos também a ligação Aveleda-França, também muito ansiada pela população e, este ano, tivemos essa possibilidade e vontade, de podermos promover a concretização dessa obra. Temos outras nos planos, estamos a ultimar projetos para que, em 2019, continuemos esta dinâmica de execução de infraestruturas na área da mobilidade.”

Para além destes dois circuitos, na cerimónia de inauguração, o autarca anunciou que o município está a trabalhar nos projectos das barragens de Parada, de Rebordãos e de Calvelhe:

“Estamos a trabalhar em três processos diferentes: a barragem de Parada, da qual já existia um projeto feito pelo Ministério da Agricultura e estamos a rever tudo o que é necessário, no que diz respeito à nova realidade; estamos a promover o projeto da barragem de Rebordãos e da barragem de Calvelhe, que vai servir com rega, toda a zona de Izeda, Macedo do Mato, Paradinha-a-Nova. É um investimento que o Município está a fazer para que, quando houver avisos de financiamento deste tipo de infraestruturas, tenhamos condições para podermos fazer as candidaturas.”

Os dois projectos de pavimentação custaram 900 mil euros.

Foto: Rádio Brigantia

INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)