Oiça a peça aqui:
Com raiz na música cristã negra dos Estados Unidos da América, e influenciada pelo folclore e pelo blues, a música gospel, que em português significa evangelho, é uma forma de expressão da crença que varia conforme o contexto cultural e social.
E foi precisamente esta a proposta que o Coro Gospel de Azeitão, Setúbal, trouxe este sábado ao Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, com temas variados que pretenderam transmitir positividade, como explica John Fletcher, diretor artístico do coro:
“O próprio nome indica isso, pois gospel significa evangelho, que por sua vez nos remete para boas notícias. No fundo, tudo o que nós cantamos é alegre e com boa energia.
Podemos dividir o nosso repertório em duas partes: temos músicas em que as letras são de louvor e adoração, e temos outras que são de mensagem de esperança com base no evangelho.
As músicas são maioritariamente cantadas em inglês, e além do gospel temos também temas do chamado modern gospel.”
Ao palco do Centro Cultural de Macedo subiram 23 elementos, entre vocalistas e instrumentistas.
Com eles veio também Carlos Ançã, que além de maestro do Coro Gospel de Lisboa, esteve na origem da primeira formação gospel em Portugal.
E apesar de considerar que é um estilo bem recebido pelo publico do nosso país, ainda há trabalho a fazer para que se torne um género enraizado na cultura portuguesa, considera:
“Na minha opinião, o estilo gospel é bastante acarinhado pelos portugueses, embora não esteja enraizado na nossa cultura.
O crescimento a que se tem assistido deve-se aos cantores e ao interesse destes pelo estilo, mas falta fazer um trabalho de enraizamento na nossa própria cultura, à semelhança do que foi feito com o fado e com outras tradições portuguesas.”
A atuação do Coro Gospel de Azeitão em Macedo de Cavaleiros deu assim início a um ciclo de concertos natalícios que se avizinham, adianta Elsa Escobar, vereadora da cultura do município macedense:
“A ideia passou um pouco por ai, dar início a um ciclo de concertos mais direcionados para a época natalícia que se avizinha.
Não é a primeira vez que temos este tipo de espetáculo em Macedo, mas acho que é um estilo que, por norma, agrada o público porque é religioso e muito alegre.”
O estilo gospel a fazer o gosto da plateia macedense, que a um mês do Natal começou a entrar no espírito das festividades que pautam a quadra.
Escrito por ONDA LIVRE

