O governo está a preparar uma medida que vai permitir aos alunos do ensino profissional o acesso ao ensino superior através de concursos locais promovidos pelas instituições de ensino, sem necessidade de realizar exames nacionais. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, adianta que o número de vagas ainda não está definido, mas será limitado.
“Haverá aqui uma fase de candidaturas dos alunos a um determinado número de vagas, mas ainda não está definida qual a percentagem inicial.
Esse processo vai ser agora discutido dentro do Governo, contando com uma prévia discussão com as edições representativas do ensino superior, nomeadamente o conselho pedagógico dos politécnicos e o CRUP para definir qual é a percentagem de vagas para cada instituição.”
Esta é uma medida considerada piloto e que deverá ser definida em abril:
“É uma forma expressiva e pro activa de promover a qualificação dos portugueses, neste caso dos alunos que vêm do profissional.
Queremos fazer aprovar este decreto-lei durante o mês de abril para que depois possa haver tempo para a sensibilização das escolas profissionais e dos próprios alunos de forma a que as instituições do ensino superior possam também ter tempo para preparar a avaliação e a entrada destes alunos para as licenciaturas. “
O objectivo é que a medida entre em vigor já no próximo ano lectivo.
INFORMAÇÃO CIR (Rádio Brigantia)

