O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prolongou o alerta laranja até domingo em cinco distritos do país devido à possibilidade de queda de neve acima da quota dos 800/1000 metros de altitude, sendo eles Bragança, Vila Real, Guarda, Braga e Viana dos Castelo.
O IPMA alerta ainda para a previsão de chuva forte, em especial no litoral Norte e Centro, alargando-se depois de forma progressiva às restantes regiões do país, assim como a formação de gelo nos níveis mais baixos em zonas de maior sombra.
Nas terras altas e no litoral oeste, este sábado e domingo, o vento deverá fazer-se sentir forte, com rajadas até 70 km/h.
Face às previsões, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para a perigosidade das estradas, possibilidade de cheias e inundações, possível queda de ramos ou árvores, entre outros efeitos espetáveis.
Em comunicado, a ANPC recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados” através de medidas de autoproteção para as situações descritas.
Escrito por ONDA LIVRE

