Alfândega da Fé vai receber exposição itinerante do Museu do Futebol Clube do Porto

A partir deste mês, o Museu do Futebol Clube do Porto vai “andar” pelo país e Alfândega da Fé é a primeira a recebê-lo.
A exposição itinerante “Nesta Casa Mora o Dragão” vai ser inaugurada na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues na próxima quinta-feira, dia 25, e traz ao nordeste transmontano um pouco da história do clube, como explica Jorge Maurício, programador cultural do Museu do Futebol Clube do Porto:

“Este pontapé de saída é dado com um misto de duas exposições. Temos, por um lado, uma  preciosa exposição de fotografia chamada Fotolegendas, que reúne memórias do fotojornalismo dos anos 70, 80 e 90, conciliando o FCP na cidade e também a relação da própria cidade com o clube. Por outro lado, levamos também um espólio com objectivos de museologia que são parte das coleções do inventário do próprio museu.

O que fazemos é juntar estas duas vertentes, mostrando um pouco do que é a memória museu, através dos objetos, e um pouco daquilo que é a programação com a exposição fotográfica. Além disso, vamos ter ainda surpresas que vou deixar por desvendar.”

Berta Nunes, presidentes da Câmara de Alfândega da Fé, vê a vinda desta exposição com bons olhos, até porque vai levar visitantes à vila transmontana:

“É uma parceria entre a Casa do Porto, o Museu do FCP e a parte do clube que faz a ligação com as casa e com o município de Alfândega da Fé.

Vai estar patente durante cerca de um mês na Casa da Cultura e pode ser visitada por toda a gente,. Temos já organizado com a Casa do Porto a vinda de vários grupos dos distritos de Bragança e Vila Real para fazerem esta visita, uma vez que é o primeiro local onde a exposição estará, embora seja itinerante, e é uma atração turística que vai contribui para Alfândega da Fé e para a sua Casa do Porto que já teve um Dragão de Ouro.”

Uma exposição que vai estar patente até setembro.

Escrito por ONDA LIVRE

exposição