Um grupo de ex-alunos da primária da aldeia de Morais homenagearam uma antiga professora que durante dois anos, na década de 50, deu aulas naquela escola.
José Afonso, um dos organizadores, explica o porquê deste reconhecimento:
“Ficámos muito satisfeitos com ela, primeira porque nos preparou muito bem para a vida e ensinava coisas que gostávamos muito. Naquele tempo o ensino era outro, não era um santa, também batia sempre que necessário.”
A homenageada chama-se Teresa Sequeira, é natural da aldeia de Castelãos, no mesmo concelho, e foi em Morais, em 1954, que começou a exercer a profissão com apenas 21 anos.
Agora, já soma 86, o que não foi impedimento para marcar presença e agradecer o gesto que estes antigos alunos lhe fizeram:
“Estou contente e não há palavras para o descrever. Saber que fiquei no coração e na mente deles, é um grande prazer. Havia diferença de 13 anos com alguns alunos, eu era uma rapariga na flor da vida e eles umas crianças. Foi uma profissão que sempre exerci com muito gosto e sempre os tratei bem, embora, claro, a régua estivesse sempre ao meu lado. Era o costume daquela altura, hoje eu não iria por esse campo, mas conta a experiência, que nos ensina muito.”
Desta homenagem fizeram parte uma visita ao edifício da escola primária, uma missa em memória dos alunos falecidos e um almoço de confraternização.
Escrito por ONDA LIVRE

