O país entra hoje na 3ª fase de desconfinamento, e entre as mudanças estão o regresso do ensino superior e secundário às aulas presenciais. Cafés, restaurantes e pastelarias vão poder voltar a receber pessoas no interior, até quatro pessoas por mesa e na esplanada seis, podendo manter-se abertos até às 22h durante a semana e até às 13h aos fins de semana e feriados.
Os centros comerciais e as lojas reabrem, mas com regras de lotação. Retomam as modalidades desportivas de médio risco e atividade física ao ar livre até seis pessoas por grupo. Voltam a ser permitidos os casamentos e batizados mas com 25% da capacidade de ocupação. Já no que toca a eventos exteriores, que também podem regressar, ficam sujeitos a uma diminuição de lotação, de cinco pessoas por 100 metros quadrados.
As lojas do cidadão também reabrem com atendimento presencial por marcação.
Apesar de esta ser uma das fases mais importantes do plano de desconfinamento, o dever geral de recolhimento mantém-se. A última fase deste plano está prevista para 3 de maio, se a evolução dos contágios e número de novos casos o permitir.
No distrito de Bragança, apenas Miranda do Douro teve mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes em 14 dias, mas apenas será sujeito a restrições se os valores se repetirem na próxima análise.
Escrito por ONDA LIVRE

 
 