18 bloggers de viagens vão estar de sexta-feira a domingo nos concelhos da CIM Terras de Trás-os-Montes para “experienciar” a região e escrever sobre ela.
E o objetivo é divulgar o território e, dessa forma, atrair mais turistas, como refere o presidente desta CIM, Artur Nunes:
“O objetivo é a promoção e a valorização das nossas terras. É um convite para que, os bloggers, nos diversos locais por onde vão passar tenham potenciem o que conheceram, nas suas páginas e sites, fazendo com que, a partir daqui, tenhamos mais visitantes.
No ano passado tivemos um aumento de turistas na região de Trás-os-Montes, especialmente nacionais.
Pensamos que podemos assim potenciar o turismo e valorizar os espaços naturais através de todos os recursos endógenos existentes.”
Cada concelho vai receber dois bloggers para que, em simultâneo, possam visitar um dos percursos que integram o recém-criado projeto Nove Passos nas Terras de Trás-os-Montes, que Artur Nunes explica em que consiste:
“Cada um dos concelhos escolheu alguns percursos pedestres que estão a ser promovidos conjuntamente com os nove municípios, convidando as pessoas a visitar estes espaços, no geral. Têm ainda um passaporte turístico, que é prova de que as pessoas percorreram os nove concelhos.
Achamos que temos grandes pontos de atração turística para o verão deste ano e esperamos que, de ano a ano, vão sendo ampliados.”
Esta viagem de bloggers, ou Blog Trip, é organizada pela CIM Terras de Trás-os-Montes em conjunto com a Associação Bloggers de Viagem Portugueses.
Filipe Gomes é presidente desta associação e conta que uma das principais preocupações é contribuir para influenciar os leitores a adotar comportamentos conscientes e sustentáveis do ponto de vista ambiental, na qual o pedestrianismo em percursos com pouca intervenção humana se enquadram:
“Numa fase em que os baloiços, passadiços e todas essas estruturas estão na moda, temos tentado sensibilizar as pessoas para visitar os territórios com comportamentos ambientalmente mais sustentáveis, de forma a podermos, de alguma forma, educar os nosso leitores e seguidores a ter este tipo de preocupações quando visitam os territórios.”
O blogger sublinha ainda que, nos últimos tempos, têm sido as publicações sobre os territórios de baixa densidade as que mais cativam a atenção dos leitores:
“Aquilo que temos sentido, de forma global, é que aquilo que até há pouco tempo eram desvantagens, como o isolamento ou a baixa densidade, de repente tornaram-se mais-valias. Acho que os tempos que vivemos, com as mais diversas dificuldades, são uma grande oportunidade para estes territórios, porque atualmente ninguém procura lugares com multidões.
Sem dúvida que esta situação pode ser explorada do ponto de vista do marketing territorial. Notamos isso nas nossas plataformas, destinos deste género têm tido muita procura.”
Durante três dias, estes bloggers vão conhecer percursos nos concelhos de Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé, Bragança, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais, para depois escrever sobre cada experiência nas suas páginas na internet.
Escrito por ONDA LIVRE

