Comunidade ucraniana organiza recolha de bens em Bragança

Um grupo de ucranianos residentes em Bragança, em colaboração com a Cáritas Diocesana, estão a promover uma recolha de bens para fazer chegar ao país de origem.

São pedidas roupas, nomeadamente meias e roupa interior, bem como enlatados e materiais de primeiros socorros para os soldados ucranianos que combatem na guerra com a Rússia.

Amigos de Yuliya Chokhriy vêm da Ucrânia para transportar os donativos recolhidos. Uma forma de apoiar o país de origem nesta difícil altura de conflito.

A viver há 10 anos em Bragança, Yuliya está a acompanhar a situação da guerra na Ucrânia com muita preocupação.

Svitlana Khmara está com os dois filhos e o marido há 6 anos em Bragança, mas a restante família está na Ucrânia, nomeadamente a avó que já passou pelas II Guerra Mundial numa altura em que teve a casa ocupada.

A ideia surgiu sábado e a solidariedade tem sido grande, afirma Cristina Figueiredo, directora técnica da Cáritas de Bragança.

Laura Correia soube do apelo e decidiu trazer alimentos e material de primeiros socorros, porque considera importante ajudar.

Os bens podem ser entregues nas instalações da Cáritas Diocesana de Bragança ao longo do dia de hoje e as duas carrinhas vão levar os donativos para a Ucrânia amanhã.

 

INFORMAÇÃO e FOTO CIR (Rádio Brigantia)