Câmara de Macedo garante apoio de 600 mil euros aos bombeiros locais até 2025

A Câmara de Macedo de Cavaleiros assinou um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros locais que garante a esta uma verba de 600 mil euros até 2025.

Serão 200 mil por ano, destinados à manutenção da capacidade de resposta, níveis de prontidão e aumentar a eficiência da estrutura municipal de proteção civil, como com a manutenção da Sala de Operações e Comunicações, 24 horas por dia e operacionalização de um Dispositivo de Salvamento Aquático que garante uma ambulância de apoio e socorro nas praias do Azibo.

O protocolo foi assinado para os três anos, um modelo que para o presidente da Associação Humanitária, João Trovisco, permite uma melhor gestão financeira:

“Uma assinatura que nos deixa felizes, contentes e, sobretudo, que deixa uma certa garantia na gestão dos bombeiros. Este acordo tem a vigência de três anos.

O dinheiro nunca é suficiente mas é uma grande ajuda.”

Este ano a Associação Humanitária de Macedo faz 100 anos e a autarquia vai dar um apoio extra de 100 mil euros que já tem destino:

“Devido ao momento tão grande que serão os 100 anos, a autarquia resolveu atribuir 100 mil euros que tudo indica que serão gastos na aquisição de uma plataforma hidráulica, que a nossa corporação tanto precisa. Será importante para o combate a incêndios.”

O presidente da autarquia de Macedo, Benjamim Rodrigues, refere que com este protocolo o objetivo é dar mais autonomia de gestão à corporação:

“Estamos a dar continuidade aos últimos protocolos assinados em que atribuímos uma verba de cerca de 200 mil euros anuais aos bombeiros, para além dos outros apoios que já fazemos para as Equipas de Intervenção Permanente.

Neste protocolo estamos a englobar toda uma série de serviços que os bombeiros prestam à comunidade e que todos acabamos por beneficiar.
Desta forma damos alguma autonomia de gestão à corporação.
Este ano será excecional, em que no dia 31 de janeiro iremos comemorar o centenário da Associação Humanitária e por isso vão ter um apoio adicional de 100 mil euros.”

O protocolo entre as duas entidades entrou em vigor no dia 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro de 2025.

Foto: Município de Macedo de Cavaleiros

Escrito por ONDA LIVRE