Casas de Macedo de Cavaleiros estão agora pintadas a aguarela e expostas até 12 de maio

78 casas e monumentos da cidade de Macedo de Cavaleiros estão agora em quadros, pintados a aguarela.

As obras são da autoria da macedense Manuela Oliveira Dourado, uma apaixonada pela pintura, que resolveu passar para o papel locais com os quais, de alguma forma, tem uma ligação emocional:

“O meu marido tirou bastantes fotografias de casas antigas de Macedo de Cavaleiros e durante o confinamento, como não havia muito para fazer, fui pintando as casas das quais eu já gostava muito porque quando o meu pai era vivo, passeávamos muito e ele ia-me dizendo de quem eram as casas. Em muitas outras brinquei dentro porque tinham crianças da minha idade.

Tenho uma ligação emocional com estes locais. Eu vivia na Praça Agostinho Valente, brinquei com aquelas crianças todas e entrei em muitas casas, de modo que me lembro de todas.
Dá impressão que tenho uma história ligada a cada uma delas.”

Algumas das casas pintadas pela artista já não existem.

E por isso esta é também uma chamada de atenção:

“Tenho muita pena que grande parte das casas de Macedo tenham desaparecido e que, neste momento, a cidade sejam prédios.

Vivi sempre no centro e Macedo era aquilo, com casas amarelas e cor-de-rosa.
É uma chamada de atenção porque se têm feito muitas asneiras em Macedo, tem desaparecido muito património e acabámos por ficar com prédios e sem ninguém.”

Estas obras dão corpo à exposição “Macedo de Cavaleiros, minha linda princesinha” que na inauguração contou com a presença do escritor António Manuel Pires Cabral, que vê nela um trabalho valioso que deixa “recados”:

“Traz os tais recados. Por um lado, a recusa de aventureirismos arquitetónicos e, por outro, a lamentação por aquilo que se perdeu de património construído.

É por isso que digo que esta exposição é muito valiosa, interessante e não é inocente.
Para além do valor artístico das peças expostas, tem também um valor documental importante porque ensina coisas às pessoas, chegam aqui e veem o que Macedo foi nos anos passados. Isso é bom e saudável.
Está de parabéns a pintora.”
A exposição “Macedo de Cavaleiros, minha linda princesinha” está patente no Salão Nobre da Junta de Freguesia macedense até 12 de maio.

Escrito por ONDA LIVRE

IMG_4022 IMG_4023  IMG_4026 IMG_4027 IMG_4032 IMG_4034 IMG_4035 IMG_4036 IMG_4041 IMG_4040

IMG_4129

IMG_4079IMG_4080IMG_4122   IMG_4087 IMG_4098 IMG_4124 IMG_4127  IMG_4123