Já existe um estudo de projeto do futuro pavilhão multiusos de Macedo de Cavaleiros.
A infraestrutura tem sido há muito apontada como necessária, principalmente para passar a ser possível receber mais expositores em certames como a Feira da Caça e Turismo e a Feira de São Pedro.
A ideia é nascer no Parque Municipal de Exposições, com reabilitação das naves existentes e criação de uma nova, aumentando assim a área coberta em cerca de 40%, avança o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues:
” O espaço existente irá ser requalificado. Iremos ter uma imagem uniforme de todo o espaço juntamente com a nave da ampliação. Penso que iremos ali criar um acréscimo de cerca de 40% da área. Com toda essa possibilidade de termos ali um espaço multiusos, teremos um grande espaço na região de Trás-os-Montes, que poderá permitir alavancar a economia e promover todo o comércio.”
O espaço vai ser também dotado de condições para a prática desportiva, possibilitando a realização de competições que o Pavilhão Municipal não permite:
” Que permitirá a organização de vários eventos, sejam desportivos, porque irá ter bancadas com capacidade para mil assistentes. Iremos também possibilitar a organização de seminários, congressos, feiras, eventos desportivos à escala internacional. E isto permitirá organizar provas de âmbito internacional, que não temos a capacidade de o fazer no atual pavilhão, embora seja um pavilhão com excelentes condições técnicas, mas não permite organizar eventos desportivos de outro âmbito.
Estamos a falar de todo o tipo de modalidades, voleibol, basquetebol, até hóquei em patins, toda uma série de práticas que permitirá fazer esse tipo de eventos aqui no nosso concelho.”
Estima-se que a obra custe mais de sete milhões de euros, sem a zona envolvente.
O próximo passo é criar o projeto e tentar candidatá-lo a fundos comunitários:
” Nós temos o próximo programa comunitário e esperamos que seja candidatável e em função depois vemos as possibilidades que temos.”
O estudo de projeto foi apresentado na última reunião de câmara e aprovado por unanimidade.
Escrito por ONDA LIVRE

