Juntou quatro equipas que representaram as aldeias de Chacim, Lombo, Morais e Olmos.
O troféu foi para a equipa da aldeia do Lombo, neste primeiro torneio que deu continuidade ao torneio da Zona Nascente, referiu Luís Fernandes, Presidente da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Chacim, entidade organizadora do evento:
” Quisemos dar continuidade ao torneio da Zona Nascente, mas com um âmbito diferente, de que fosse dada outra visibilidade às associações de cada aldeia, daí este torneio ser o primeiro torneio inter- associações. Não estão presentes outras aldeias porque não têm associações, nomeadamente Peredo.
Chacim jogou contra Olmos, na primeira eliminatória, Lombo jogou contra Morais. Não decidimos atribuir o terceiro e quarto lugar, achamos que as duas equipas vencidas ficariam em terceiro. Foi disputada a final entre Chacim e Lombo e Lombo saiu vencedor.”
O torneio também teve um jogo dedicado ao futsal feminino. A Associação da Bela Vista disputou o título com uma equipa formada por jogadoras de quatro aldeias:
” Tentamos dar outra visibilidade com aquele futebol de exibição do futebol feminino. Trouxemos aqui a Associação da Bela Vista, que jogou com um misto da seleção das outras associações de Chacim, Lombo, Olmos e Morais. Acho que foi uma coisa engraçada, podia dar-se continuidade e houve uma aderência bastante grande. Tenho uma mulher que é jogadora de futebol em casa e tinha aquele desejo fazermos aqui um jogo de futebol feminino.”
Ana Rocha, jogadora da Associação da Bela Vista e habitante de Chacim, acredita que a inclusão do futsal feminino neste torneio foi uma oportunidade para as mulheres que gostam de jogar a modalidade:
” Foi ótimo. A ideia foi minha, falei com o meu marido como ele é o presidente da associação, como concordou falamos com os outros elementos e eles acharam que seria uma ideia diferente, o povo não está habituado e para se valorizar quem gosta de jogar futebol feminino.”
O Torneio decorreu na aldeia de Chacim, durante a tarde de sábado.
Escrito por ONDA LIVRE